Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! ' Ida ' 2014

NOTA 9.6



O ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 é o polonês 'Ida', um drama maravilhoso. Um filme que fala de reencontros, identidade e fé.

Na história a jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

O filme mostra como cada um lida com perdas e por sua vez, como administra a solidão. Mas não é só isso, o filme narra as experiências vividas entre duas mulheres bem diferentes e que precisam juntas passar por uma jornada de auto-conhecimento e talvez depois de tantas histórias e revelações, o futuro não fosse o que cada uma delas esperava.

O que mais nos chamou a atenção em 'Ida', foi a fotografia. Que perfeição! O filme mesmo em preto e branco é de uma beleza sem fim. Os enquadramentos saem do usual e deixam suas personagens várias vezes na parte de baixo da tela , o que deu um ar irrequieto e desconfortante às cenas, casando perfeitamente com o sentimento das personagens naquele momento. Resumindo : um luxo só.

Mais um boa obra fora do eixo Inglaterra/E.U.A que merece ser vista e revista.

Vale Muito Ver!

Nenhum comentário