Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'A Grande Aposta' - 2016

NOTA 9.5

O mercado financeiro funciona mais ou menos como um jogo:  um grande tabuleiro onde os bancos são os peões maiores , as empresas  (ou empresários)  os peões médios , e todos os demais são pequeninas peças à mercê do que acontece entre eles. No meio disso tudo estão os investidores, aqueles que apostam à favor, ou pasmem,  os que vão contra as probabilidades para justamente lucrar com isso.

No caso do longa, 'A Grande Aposta', que é inclusive baseado em fatos reais,  o foco é o mercado imobiliário americano :  resumindo ?  A aposta 'contra' (que era interesse de muitos) , seria capaz de gerar um rombo na economia tão grande capaz de desempregar e tirar o lar de milhares de pessoas... E foi exatamente isso que desencadeou a famosa crise financeira americana em 2008. 



Na história , Christian Bale é Michael Burry .  o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

Apesar do tema ser pesado e cheio de termos técnicos que nos farão ficar 'boiando' na história em alguns momentos,  o jeito encontrado na direção de Adam Mckay (brilhante por sinal)  para driblar isso ,foi usar um tom sarcástico: as diversas intervenções dos próprios atores e de algumas participações especiais deixaram o longa com uma linguagem ágil e envolvente , e até explicativa. Outra boa ideia foi mostrar o lado pessoal de cada personagem , que confere um tom dramático bem interessante à comédia;   ao mesmo tempo em que nos familiariza com cada um deles.

O filme está entre os indicados ao Oscar 2016 e teve seu protagonista , Bale , escolhido como o melhor ator em comédia no último domingo pelo Critics' Choice Awards. Prêmio esse mais que merecido,  pois ele está magnífico em cena. 

'A Grande Aposta' pode ser chamado de um conjunto de acertos na hora certa. Incontestavelmente um grande filme. 

Super Vale Ver ! 

Um comentário:

  1. Rarifico a crítica. Assisti no cinema e o filme é envolvente. Ágil e muito bem montado. Show. Gde filme.

    ResponderExcluir