Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'O Regresso' - 2016

NOTA 10

'O vento não pode derrubar uma árvore de grandes raízes.'

'Birdman', 'Babel', '21 Gramas' , 'Amores Brutos'... 
Tantos filmes tão geniais e ao mesmo tempo tão distintos, só fazem comprovar o grande poder de se reinventar do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu.  Em seu novo longa 'O Regresso', candidato a melhor filme no Oscar 2016,  ele mais uma vez se supera, criando uma obra única,  com pretensões intimistas e ao mesmo tempo grandiosas. 


Na história que se passa no século passado,  Hugh Glass, um homem comum vivido por Leonardo DiCaprio, parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Com uma abertura eletrizante, na qual ele até 'ensaia' uma curta cena em plano sequência, técnica essa explorada aos montes em seu longa anterior  'Birdman',  Iñárritu parece estar só está 'preparando o terreno' para um filme denso, tenso e belo ao mesmo tempo. Beleza essa que está diretamente ligada a estonteante fotografia de Emmanuel Lubezki, que provavelmente caminha para seu terceiro Oscar seguido ( 'Gravidade' em 2014 e 'Birdman' em 2015).

Não dá pra falar do filme e esquecer Leonardo Dicaprio , que possivelmente (e finalmente) deve levar o Oscar de melhor ator. DiCaprio compôs um personagem marcante e que dificilmente será esquecido. Inesquecível inclusive pra ele e toda a equipe,  que afirmaram que esse filme foi a mais difícil experiência de suas vidas : as baixíssimas temperaturas dificultaram muito o processo , mas  que na finalização , contribuíram vorazmente para  o grande resultado visto nas telonas.

Hollywood já explorou o tema 'sobrevivência' anteriormente (Quem não se lembra de 'Náufrago', né?),  mas de alguma forma 'The Revenant '  tem um algo a mais que raramente veremos de novo num filme do gênero. 


Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário