Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'A Garota Dinamarquesa' - 2016

NOTA 9.5

Definitivamente essa é a semana das cinebiografias!   
E mais uma vez Eddie Redmayne nos emociona com uma ...e mais uma vez ele também é indicado a um Oscar . Pode parecer exagero,  mas não fosse DiCaprio e nossa torcida grande por ele,  nós tenderíamos a ficar do lado de Redmayne , que fez um trabalho magnífico, muito mais grandioso e desprendido até do que em sua atuação anterior no longa  'A Teoria do Tudo'. 



Na história Eddie Redmayne vive o pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener  que Ã© casado com Gerda (Alicia Vikander) e sempre se identificou com o universo feminino, mesmo de forma velada. Mas seu instinto fala mais alto e ele decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Einar passa a usar o nome Lili Elbe e entra para história como a primeira pessoa a se submeter a esse tipo de procedimento.

A história real da primeira transsex do mundo adaptada para o cinema tomou forma pelas mãos do 'oscarizado' Tom Hooper (O Discurso do Rei) ,que teve como base o livro de David Ebershoff lançado em 2000. É incrível a sensibilidade de Hooper (com o perdão do trocadilho) pelo tom usado na produção, que mescla perfeitamente todos os ingredientes e situações que permeiam o universo de quem se descobre 'diferente' , mas não perde a leveza e o propósito, que é com certeza de sermos tocados pelo lado humano do personagem: passamos a sentir com eles seus medos,  dúvidas e mais tarde a coragem para se tornar quem ele realmente era. Em segundo plano está sua esposa, soberbamente interpretada pela também indicada Alicia Vikander a princípio assustada sim , mas longe de uma postura recriminatória,  e  contra toda a lógica foi ainda a principal incentivadora de seu sonho.  

Parece conto da 'carochinha'...  mas não é!   
Algumas pessoas parecem ter vindo com uma missão muito específica nesse mundo, que nem sempre é a das mais fáceis. Quem sabe Gerda, não tenha encarado aquele momento extremamente delicado dessa forma. Ao assistir a esse belo filme, só um pensamento nos vinha à mente : se hoje o preconceito e todas as dificuldades advindas de quem é diferente do imposto pela sociedade é uma cruz constante, imagina em 1920?  

O cinema está aí para entreter , mas vez por outra ele também cumpre seu digno papel social e ' A Garota Dinamarquesa'  Ã© um desses lindos exemplos. 

Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário