Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! 'Um Estranho No Ninho' - 1976

Diz o ditado:  'De médico e louco ,todo mundo tem um pouco..' quem dirá Randle Patrick McMurphy , um dos personagens mais icônicos vividos pelo grande Jack Nicholson .  Essa é a dica de hoje na nossa sessão 'Old But Gold'-   
'Um Estranho No Ninho' é um clássico e entrou pra história como um dos filmes que discute a loucura com muito humor e perspicácia. 


Baseado no livro de Ken Kesey e produzido pelo ator Michael Douglas, o longa nos apresenta Randle McMurphy (Jack Nicholson), um cara preguiçoso e que devido a alguns surtos de agressão, é retirado da prisão, da qual já havia passado várias outras vezes, para ser tratado e observado em um sanatório. Ciente de que não possui problemas mentais, McMurphy passa a usar o local para desfrutar de sua liberdade, ser o louco que eles procuram, além de incentivar e persuadir seus colegas internos a ir contra à ordem vigente, questionar os medicamentos e a rotina que levam ali dentro. No entanto, seus atos revolucionários se chocam com o pensamento conservador da enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher), que não pretende facilitar a jornada de McMurphy no local.

"Um Estranho no Ninho" é um filme grandioso, que começa tímido, mas ao seu decorrer acaba alcançando momentos épicos, o diretor Milos Formam nos entrega grandes sequências, nos faz navegar por diversas sensações e ao seu término, nos deixa sem chão com seu final impactante. Ele parece brincar com nossos sentimentos, nos insere tão bem naquele ambiente, fazemos parte daquele sanatório, rimos com seu humor, que surge de situações tão naturais, ainda que tudo seja extremamente insano, diverte fácil com seus carismáticos personagens. No entanto, ainda que o brilhante roteiro construa tão bem este ambiente amigável, não nos impede de sentir uma constante dor por todos eles, por cada situação, pela trajetória de McMurphy e esta noção distorcida que todos tem sobre liberdade. 

É bem curioso o instante em que o protagonista descobre que os internos estão lá por opção e começa a instigá-los a fugir, a buscar a liberdade que ele acredita ter alcançado, a de ser são e poder agir como um louco. E ainda que alguns pacientes estejam lá por opção, precisam seguir às regras, precisam compreender o que é ser normal, ou o que seus superiores dizem o que é ser normal, é aí então que surge este 'anti-herói', que passa a ser a voz, o líder, que passa a ser os olhos e a mente, que passa a ser o caos no meio da ordem.

Podemos enumerar diversas cenas antológicas ,que ficaram e ficarão marcadas na história do cinema, como por exemplo a chegada de McMurphy ao hospital e sua risada cheia de segundas intenções, a pescaria em alto mar depois de uma fuga alucinante e ainda a  festa de natal (bombástica) na calada da noite, que só rolou por um acordo feito com o segurança de plantão. 

"Um Estranho no Ninho" é, com certeza, um clássico, uma obra fantástica, atemporal, que sobreviveu durante todos esses anos e tem potencial para se manter na memória daqueles que assistem. Venceu o Oscar de Melhor Filme, Diretor, Atriz , Roteiro Adaptado e Ator para Nicholson , que está simplesmente irretocável como protagonista, é difícil imaginar outro ator a compor Randle, com todas as nuances de seu personagem, aquela loucura, o humor, a irreverência e o carisma, com certeza, um dos melhores momentos do ator no cinema. 

Com loucura ou sem loucura,  o fato é que se você ainda não viu o filme, fica a dica... e pega,  que é de ouro viu !? 







'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'

Nenhum comentário