Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'O Contador' - 2016

NOTA 9.0

Se acomode bem na poltrona do cinema, relaxe ...(não muito pois o filme vai exigir bastante da sua atenção), não converse com o amiguinho do lado e de preferência não saia pra ir ao banheiro, se deixe levar por essa história repleta de nuances e reviravoltas.  'O Contador', que tem na direção Gavin O'Connor (do recente 'Jane Got a Gun'),  estreou na última quinta feira nos cinemas prometendo tirar o fôlego do espectador, e felizmente,  ele consegue. 

No filme seremos apresentados à Christian Wolff (Ben Affleck), que desde criança sofre com ruídos altos e problemas de sensibilidade, devido ao autismo. Apesar da oferta de ir para uma clínica voltada para crianças especiais, seu pai insiste que ele permaneça morando em casa, de forma a se habituar com o mundo que o rodeia. Ao crescer, Christian se torna um contador extremamente dedicado, graças à facilidade que tem com números, mas antissocial. A partir de um escritório de contabilidade, instalado em uma pequena cidade, ele passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo. Ao ser contratado para vistoriar os livros contábeis da Living Robotics, criada e gerenciada por Lamar Blackburn (John Lithgow), Wolff logo descobre uma fraude de dezenas de milhões de dólares, o que coloca em risco sua vida e da colega de trabalho Dana Cummings (Anna Kendrick).

O roteiro de 'O Contador' não é dos mais simples:  tem sim uma certa complexidade, mas também não é daqueles que dão um nó na cabeça. A história tece uma rede entre os personagens que ao longo do filme vai ficando clara enquanto surpreende. O mais interessante é que O'Connor consegue apresentar um drama consistente , dentro de um roteiro inteligente ao mesmo que se apodera de um blockbuster de respeito. Nada é superficial, o próprio drama do protagonista é apresentado em flash backs, assim revelando também o passado familiar que lá na frente fará total diferença.

Acredito que certamente 'The Accountant' (título original) seja o melhor filme do gênero do ano, ou no mínimo esteja ali brigando pelo top 3. A obra pode até ter lá seu tom um tanto quanto hermético, mas acaba ganhando em tantos outros atributos fazendo do longa uma obra completa. Seja pela violência precisa e pontuada (um acerto por sinal) ou mesmo pelo seu desenvolvimento enquanto suspense. Outro grande acerto foi a escalação do elenco : Afleck compõe um personagem obscuro mas extremamente carismático. Já Anna Kendrick (sempre vista em comédias e afins) revela um talento até então desconhecido por mim, ela magistralmente administra o drama com o suspense de maneira leve e despretensiosa,  coisa típica de grandes atrizes. Posso estar enganado,  mas creio que ainda ouviremos falar muito dessa jovem atriz. 

Por fim; 'O Contador', além do irretocável roteiro de Bill Dubuque, impressiona por outros diversos motivos. É daqueles filmes que te dão a famosa satisfação de sair do cinema com a sensação de que o ingresso foi muito bem pago. 




Super Vale Ver ! 




Nenhum comentário