Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Silêncio do Céu' - 2016

NOTA 9.8


Enquanto Mário e Diana lidam com seus dilemas,  uma muralha ergue-se diante deles. Essas imensas paredes, para um representa o medo, para o outro,  a vergonha.  

O novo longa do diretor Marco Dutra (do ótimo 'Quando eu Era Vivo' - 2014) não é somente um drama com traços psicossociais , é também um suspense requintadíssimo , que ainda conta com  um super elenco: além da brasileira Carolina Dieckmann,  o ator argentino Leonardo Sbaraglia e ainda Chino Darín (filho do grande ator argentino Ricardo Darín). Tenho uma única certeza sobre 'O Silêncio do Céu' - o longa que estreou no fim de setembro,  ele vai mexer com você, assim como fez comigo. 


Na história,  Carol Dieckmann é Diana , uma mulher que  carrega consigo um grande trauma: ela foi vítima de um estupro dentro de sua própria residência. Entretanto, ela prefere esconder o caso e não contar para ninguém. Mario (Leonardo Sbaraglia), seu marido, também tem seus próprios segredos - mistérios que, ocultos, estão matando aos poucos a relação do casal. Seria a confissão dessas mazelas , a saída para salvar o casamento?  Porque é tão difícil dizer a verdade? 

O filme que é uma co-produção Brasil/Uruguai , é baseado no livro 'Era El Cielo' do escritor Sergio Bizzio , lançado em 2007.  Não conheço o livro , mas creio que o trabalho de Dutra esteja irrevogavelmente à altura da obra original:  o tom de denúncia que poderia levar à um belo dramalhão com muito apelo social, dá espaço à um thriller de alta qualidade, extremamente inteligente, inquietante  e que ainda soa lúdico em algumas sequências para dar pistas e fazer o espectador pensar. Quer cinema melhor do que esse?  Que não entrega de bandeja a trama,  mas que faz aquele que assiste pensar junto e quase que agir junto com seus personagens? Cada passo é milimetricamente pensado , cabe também ao espectador julgar as tomadas de decisão de cada um deles. 

Mario precisa enfrentar suas fobias para poder ajudar sua esposa, e sua esposa precisa se libertar do passado e da vergonha para pedir ajuda. Nunca um drama foi tão impregnado de suspense e vice versa.  Um primor de filme. Forte, impactante , dá o recado sem gritar, intenso e ensurdecedor ao mesmo tempo.

Por mais filmes desse nipe.





Super Vale Ver ! 




Nenhum comentário