Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Doutor Estranho' - 2016

NOTA 10


Quando há aproximadamente dois anos atrás foi noticiado por toda mídia que Benedict Cumberbatch iria viver 'Doutor Estranho' no universo cinematográfico da Marvel, muita gente se perguntou (inclusive eu), mas quem é esse mesmo? 

 Ainda que o nome nos pareça familiar, é notório que o personagem era mesmo um tanto quanto estranho até para muitos leitores de HQs. O fato é que o personagem, criado por Stan Lee e pelo desenhista Steve Ditko lá pelo idos de 1963, teve pouquíssimas histórias que tiveram visibilidade. Eis que em 2016, mais de 50 anos depois, finalmente o personagem que explora uma forma de poder inédita no universo Marvel chega às telonas com um resultado impressionante, em todos os aspectos possíveis. 


Na história, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.

 Mas porque um personagem tão forte, não ganhou o público antes? Essa resposta com certeza será difícil de ser respondida,  mas o fato é que Doutor Estranho, mais conhecido como o Mago Supremo da Marvel,  sempre esteve bem longe de ser um dos ícones da editora. Mesmo sendo um dos personagens mais poderosos e influentes dentro daquele universo, ele nunca se destacou e muito menos caiu no gosto do grande público, o que o obrigou a ter momentos pouco marcantes. Na ocasião, o personagem pegou carona na onda de misticismo que embalou os Estados Unidos na década de 60. Ele é um fruto da geração Paz & Amor e daquilo que veríamos anos mais tarde em Woodstock, tanto que boa parte das suas histórias bebem dessas influências exotéricas que fizeram sucesso na época, assim como o visual bem lisérgico. Assim, não é estranho imaginar como ele se tornou esse herói obscuro e de nicho, quase desconhecido.

Com todo esse histórico (rico, diga-se de passagem), como num estalo descobrimos que a escolha de Cumberbatch para viver o mago não poderia ter sido mais acertada. Assim como todo o elenco : nomes como Tilda Swinton vivendo a anciã (cuja escolha gerou certa polêmica,pois originalmente o personagem é um ancião tibetano), ou mesmo o indicado ao Oscar Chiwetel Ejiofor e ainda o astro dinamarquês Mads Mikkelsen. Esse elenco de ouro geralmente é visto em filmes tidos como produções de arte, o que acaba elevando o nível da nova aposta Marvel, não só pelo conteúdo em si, mas também pela credibilidade do casting. 

Mesmo com todo CGI de alto nível (afinal estamos num filme Marvel) e piadas geralmente vistas em filmes do gênero, 'Doutor Estranho' tem em sua raiz, o drama e textos até com certa profundidade se compararmos com outros filmes da produtora -mais um incentivo para quem quer diversão com cérebro. 

O filme que tem a direção de Scott Derrickson (muito conhecido por estar à frente de filmes de terror como 'O Exorcismo de Emily Rose'-2005 e 'A Entidade'- 2012) chega para elevar o passe do diretor e inaugurar de maneira indefectível uma nova era dentro do universo Marvel, nada mais sugestivo e providencial, já que o maior atributo do herói ainda desconhecido da maioria, é justamente controlar o tempo. Ouve-se falar em finalmente um Oscar para um filme Marvel , e sinceramente eu não acharia nada estranho se isso acontecesse. Pardon,  mas o trocadilho foi inevitável. 

Ah, uma última informação importante: nem pense em se levantar da poltrona antes da última letrinha subir, 'Doutor Estranho'  tem duas, isso mesmo, DUAS cenas pós créditos. 






Super Vale Ver ! 


Nenhum comentário