Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Kubo e as Cordas Mágicas' - 2016

NOTA 9.7


Travis Knight conta com uma carreira na animação que desde 2000 e recentemente, como animador-chefe, nos trouxe três obras de destaque: 'Coraline', certamente um dos melhores do gênero, 'Paranorman' e 'Os Boxtrolls'. Utilizando essa sua experiência, Knight, então, decide partir para a direção em 'Kubo e as Cordas Mágicas', também em conjunto com o estúdio de animação Laika, que certamente oferece uma liberdade artística maior e com quem trabalhara nos filmes citados anteriormente. Neste seu longa-metragem de estreia, o diretor já mostra que seus anos como animador não foram em vão, nos trazendo uma verdadeira obra de arte.

A trama gira em torno de Kubo (Art Parkinson), um jovem garoto com poderes mágicos – ele consegue dar vida a pedaços de papel através de sua música. Quando ainda muito pequeno ele fora salvo por sua mãe de seu avô, o temível Rei da Lua, que acabou tirando um dos olhos do menino no processo e não descansará até arrancar o outro. Com isso, o garoto e a mãe devem viver longe da luz do luar, até que um dia, descuidado, Kubo acaba sendo descoberto, o que o coloca em uma jornada para encontrar uma armadura lendária que o possibilitará enfrentar seu avô.


O que, de imediato, mais nos chama a atenção é o trabalho de stop-motion realizado na obra. Não cansamos de nos surpreender, de início ao fim da projeção com o que enxergamos. Knight e sua equipe de animadores transmitem uma verdadeira fluidez, que, de fato parece que aqueles bonecos contam com vida própria. Mesmo nas cenas mais agitadas e de combate isso não se perde, demonstrando o quanto a indústria de animação cresceu desde seus primórdios. Através do olhar dos personagens conseguimos enxergar a emoção e os sentimentos dentro de cada um deles – há uma expressividade gigantesca.


Aliado a isso, o trabalho de dublagem, que trás nomes como Charlize Theron e Matthew McConaughey, somente melhora nossa percepção da obra. Theron nos traz a típica figura materna e, através de seu jeito rabugento, consegue demonstrar todo o cuidado que tem pelo protagonista. McConaughey, por sua vez, funciona como o alívio cômico da obra e se encaixa perfeitamente dentro de seu papel, sabendo garantir o humor e a necessária seriedade em determinados pontos da história. Juntos, eles garantem que o espectador se mantenha imerso em todos os momentos da projeção, captando nossa atenção em qualquer cena. O roteiro de Marc Haimes e Chris Butler ainda consegue nos entregar uma história que não cai na previsibilidade – existem alguns pontos, sim, que conseguimos prever, mas, no âmbito geral, somos pegos de surpresa pelos pontos de virada da narrativa e a forma como trabalham o amor e a família nos atinge de forma certeira, com uma bela história sobre a aceitação das diferenças. Os olhos aqui ganham um sentido muito maior que o literal – trata-se do enxergar e não do simples olhar, a possibilidade de se encontrar beleza nas coisas mais simples da vida.


'Kubo e as Cordas Mágicas' se diferencia, e muito , da grande massa das produções do gênero, trazendo uma animação que nos fisga de imediato, conseguindo manter a atenção em sua beleza do início ao fim da projeção. Além disso, vem com um roteiro que foge do comum e não tem medo de abordar difíceis conceitos como a morte e a aceitação das diferenças, fazendo isso tudo de forma orgânica. Com um desfecho verdadeiramente tocante, temos aqui uma obra que certamente ficará gravada em nossas memórias e que, desde já, se estabelece como uma das melhores animações do ano. 




Super Vale Ver !




Por Bruno Santos

Nenhum comentário