Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Sully - O Herói do Rio Hudson' - 2016

NOTA 9.0



Parece que foi ontem que Chesley Sullenberger, mais conhecido como comandante Sully , era aclamado como grande herói ao salvar um avião lotado de passageiros fazendo um pouso forçado em plena Nova York bem no meio do Rio Hudson. Sim, já se passaram 7 anos e o filme 'Sully - O Herói do Rio Hudson' , vem pra mostrar que nem tudo foi tão perfeito assim. Salvar mais de uma centena de vidas foi o começo de um pesadelo que ele pensava ter ficado só dentro daquela cabine de avião. 

A história baseada em fatos reais que aconteceu em 15 de janeiro de 2009, tem seu início assim que um avião, logo após decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, é atingido por uma revoada de pássaros em uma de suas turbinas. Pilotado por Chesley "Sully" Sullenberger (Tom Hanks), a aeronave fica seriamente danificada, e Sully, não vê outra alternativa senão fazer um pouso forçado em pleno rio Hudson. A iniciativa é bem sucedida, com todos os 155 passageiros a bordo sendo salvos. Tal situação logo transforma Sully em um grande herói nacional, o que não o isenta de enfrentar um rigoroso julgamento interno coordenado pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos. 

A escolha para a direção não poderia ser mais acertada:  Clint Eastwood, diversas vezes valorizou o lado humano em produções assinadas por ele. Em 'Sully - O Herói do Rio Hudson' , o que está em questão não é só mostrar o que está por trás de tamanho acontecimento, mas também valorizar e se importar com os sentimentos do personagem título. Após um incidente como esse, é natural que venham os traumas, os pesadelos, o assédio, as crises... e é nesse ponto que Eastwood foca sua narrativa, super feliz por sinal. E por falar em personagens com traços exacerbadamente humanos, não poderíamos pensar em outro ator pra viver um como o sempre competente Tom Hanks, afinal de contas foi ele quem nos deu de presente Forrest (Forrest Gump- 1994) e Chuck Noland (Náufrago -2000).

Sully,  enquanto era festejado pela mídia e todos os civis, (envolvidos ou não no acidente) era também fortemente investigado por sua tomada de posição nos bastidores da aviação americana, e o tom era um tanto quanto inquisidor. Acredito que isso implique em uma série de coisas, mas também ao fato de que muitos de nós não estarmos preparados para o sucesso alheio,  acertos nem sempre são vistos com bons olhos, sem antes sermos avaliados por todos os lados.

O sucesso daquele pouso foi creditado exclusivamente ao comandante. Isso era mesmo de se esperar - foi seu sangue frio, perspicácia e sobretudo sua experiência que contribuíram para isso. Mas mesmo com toda competência vinda das mãos de homens,  eu prefiro chamar o resultado positivo do que poderia ter sido um grande desastre , apenas de milagre. 





Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário