Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Horizonte Profundo - Desastre no Golfo' - 2016

NOTA 7.6


Outro dia publicamos por aqui a resenha do filme 'Sully- O Herói do Rio Hudson',  que retrata a história real de um pouso forçado no importante rio que corta a cidade de N.Y. Agora é a hora e a vez de outra produção inspirada em uma notícia que pegou de surpresa e assustou muita gente há cerca de 6 anos atrás. 'Horizonte Profundo- Desastre no Golfo', que estreou nos cinemas brasileiros em novembro passado, ostenta um elenco acima da média pra uma produção do gênero , e pra mim funciona melhor como uma homenagem aos mortos no incidente do que propriamente um filme de ação. 


O desastre em questão é a explosão, (a maior provocada por falha humana do mundo que aconteceu na base de petróleo Deepwater Horizon) ocorrida em 20 de abril de 2010, da plataforma da Transocean, a serviço da BP (British Petroleum), que vitimou 11 pessoas – um milagre, se pensarmos nas proporções do acidente – e que provavelmente deve vir à memória do espectador por causa do consequente vazamento de petróleo no Golfo do México, que se alongou por meses e tomou conta dos noticiários.

Se você espera um super filme com mega explosões e efeitos, até poderá ser surpreendido, mas ação mesmo,  o filme fica devendo, e a partir dos 60 e poucos minutos quando ela começa a acontecer, tudo se mostra meio acelerado demais e até um tanto quanto incompreensível. Além do mais, 'Horizonte Profundo' se apresenta fraco enquanto história , ou na apresentação dela. Em contra partida, o que chama a atenção é o casting: Mark Whalberg não é certamente nenhuma novidade em filmes do tipo, mas Sir John Malkovich (que vive um técnico da BP) e Kate Hudson(esposa do protagonista na história) são figuras descartáveis na trama e que qualquer outro ator menos tarimbado poderia viver. 

Todavia, é bem como disse no início, o filme funciona(e muito bem) como uma bela homenagem a quem se foi no terrível desastre  e até pra quem ficou para que a  história fosse contada com fidelidade - o cinema baseado em fatos reais, tem uma função que vai muito além de ser ou não uma boa produção, tem seu papel social, além de contribuir para manter  fresca a memória da população em vários âmbitos e seguimentos.






Vale Ver ! 



Nenhum comentário