Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Toni Erdmann' - 2017

NOTA 9.0



Pai e filha: tão diferentes mas tão iguais. Tão distantes mas tão próximos, vivendo desconectados boa parte da vida.

Esses são Winfried (Peter Simonischek), professor de piano aposentado e anárquico que adora pregar peças e interpretar personagens e sua filha Ines (Sandra Hüller), executiva workaholic e sisuda de uma multinacional. Após a morte de seu cão idoso, Winfried decide visitar sua filha, que está trabalhando duro pra fechar um importante contrato.




Toni Erdmann é o personagem mais frequente de Winfried, ele é dentuço , cabeludo, brincalhão e muito carismático, todos se sentem atraídos por ele. Já Ines é fria e muito séria, não se permite rir, amar ou se descontrair.

Entretanto, com a chegada do pai em sua rotina Ines começa a perder a pose de durona. Toni aparece em seu trabalho se fingindo de executivo, no jantar de negócios com os clientes, no programa semanal com as amigas se dizendo diplomata, e até na boate onde ela vai pra finalmente arejar um pouco. A cena do aniversário de Ines é a melhor de todas, fique atento a ela! E todas as pessoas, absolutamente todas, acreditam nos
personagens e se encantam com seu charme.

O espectador, assim como Ines, fica um pouco tenso esperando e se perguntando: Qual será a próxima que o Toni vai aprontar ? Espera também aflorar a emoção ( boa ou má ) que fatalmente virá de suas brincadeiras e trapalhadas. Em alguns momentos fica a dúvida se Winfried quer humilhar a filha ou simplesmente fazê-la ter mais descontração e alegria no modo de viver, pra que ela saia da zona de conforto e de normas que ela jamais ousa ultrapassar.

Duas performances brilhantes dos protagonistas Peter Simonischek e Sandra Hüller, eles têm momentos de humor, de raiva, de constrangimento e principalmente de amor e afeto, pois a melhor coisa que poderia ter acontecido aos personagens foi o resgate da relação de pai e filha que andava esquecida e perdida.

A diretora e também roteirista Maren Ade conseguiu fazer um filme hilário e doce, com pitadas de humor inteligente e sutil, além de muita reflexão.

Vencedor do Prêmio de Melhor Filme da Academia Européia de Cinema, indicado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016, indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, vencedor de mais de 10 Prêmios internacionais e favorito ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, 'Toni Erdmann' é um filme lindo e necessário.




Super Vale Ver !




Por Karina Massud 

Nenhum comentário