Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Aliados' - 2017

NOTA 9.2


Chega aos cinemas no Brasil o longa 'Aliados', aquele... lembra? Cujos rumores de bastidor provocaram a derrocada do casamento de Bradd Pitt e Angelina Jolie, o famoso casal 'Brangelina'. Depois de anos e anos juntos e 6 filhos (entre biológicos e adotivos), o casamento chegou ao fim... mas dizem por aí que o motivo não foi exatamente o suposto caso dele com Marion Cotillard, atriz com quem contracena no filme, e que o motivo real ia muito além disso... que tenso! Bem, como não estamos aqui pra falar da vida dos atores e sim de suas obras, vou me ater aos fatos, a começar da história em si. E que boa história. 

No longa, os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard), que estão em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, se apaixonam perdidamente e decidem se casar. Os problemas começam anos depois, com suspeitas sobre uma conexão entre Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira e os dias de felicidade do casal podem estar com os dias contados.


Com base histórica (início da II Guerra Mundial), o filme vai um pouco mais além do que os filmes de espionagem. O roteiro consistente de Steven Knight é minuciosamente esmiuçado diante das telas através da direção irretocável do veteraníssimo Robert Zemeckis (da trilogia 'De Volta para o Futuro) e o que podia recair nos zilhões de clichês de filmes de guerra e espionagem, acabada pegando o espectador de surpresa, se revelando um filme com muitas nunces, trabalhando a cunho histórico de maneira cuidadosa, e somando a isso a parte ficcional, que de maneira alguma interfere no andamento uma da outra. 

Dessa forma, o longa vai nascendo frame a frame, onde a atuação de cada um dos protagonistas vai se desenvolvendo. Recheado de diálogos marcantes entre os personagens, 'Aliados' ainda arrancará bons e valorosos sorrisos do espectador, como no importante diálogo em que Marianne tenta ajudar Max a melhorar o seu nada natural sotaque parisiense e a tirada de que ele 'parece mais de Québec do que de Paris' rende-lhe o título de “le québécois”, que está presente do início ao fim, mostrando o quanto a ligação deles foi crescendo ao longo do filme.

'Aliados' tem conteúdo pra render dois filmes distintos (o casal como promissores parceiros e logo depois quando Max descobre que Marianne é uma possível espiã alemã), mas optou inteligentemente por distribuir bem ambos os assuntos e o resultado é um filme gostoso de se ver. 

Claro, linear e extremamente bem cuidado - em todos os detalhes como na fotografia - um estouro por sinal, (a cena de sexo do casal protagonista dentro do carro em meio à tempestade de areia é um primor) e no figurino, que merecidamente foi indicado ao Oscar.




Super Vale Ver !  








Nenhum comentário