Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Antropoide' - 2016

NOTA 9.5


Operação Antropoide foi um conjunto de ações furtivas destinadas ao assassinato de Reinhard Heydrich, o terceiro comandante mais importante do Reich Nazista e responsável pela execução da solução final; o extermínio sistemático de minorias étnicas. Heydrich era amigo pessoal e tido como sucessor de Adolf Hitler (esse dispensa apresentações). A operação, cujo comando vinha de Londres, visava  resistir contra o domínio nazista na Tchecoslováquia, tudo por conta de um ultrajante 'Tratado de Munique', que entregava de mão beijada o país à Alemanha, para então evitar uma guerra aos aliados (França, Itália e Reino Unido). 'Antropoide' ou 'Operação Antropoide', narra esse momento importante na história. 

Baseado num dos grandes eventos da Segunda Gerra Mundial,  a história nos apresentará os responsáveis pela missão; Jan (Jamie Dornan, o Christian Gray de 'Cinquenta Tons de Cinza) e Josef (Cillian Murphy) dois paraquedistas treinados em operações especiais, que tem que lidar com toda logística da ação. Entre traidores, civis inocentes e seu dever para com a nação e o esforço de guerra; estes dois soldados tentam realizar um dos feitos mais importantes da guerra: para um monstro nazista com exército a sua disposição e crueldade ilimitada.


Na direção, o desconhecido Sean Ellis, teve aqui a oportunidade de fazer seu nome mediante os 'deuses da sétima arte', e o fez . 'Anthropoid' (no original) é impecável,  desde o roteiro,  linear e bem desenhado, até o acabamento final. Toda a ação, que se dá somente na derradeira sequência, não compromete o bom desenvolvimento do longa, tamanha inteligência em construir a trama de maneira crescente e ainda introduzir personagens secundários interessantíssimos que ganham a afeição do espectador já nos primeiros momentos. 

Mas, e a pergunta que não quer calar sobre a atuação de Dornan? Se ainda há dúvida sobre o poder cênico do rapaz, no longa (denso e pesado por sinal) ele mostra que não é só aquele quem faz caras e bocas para seduzir Anastasia Steele,  temos uma interpretação marcante, capaz de transmitir uma gama de emoções importantes para construir um personagem de importância histórica. Mas é claro,  o filme é mesmo de Cillian Murphy, que rouba cada segundo das cenas em que aparece. Pragmático, seco, frustrado, ansioso, apaixonado; o ator domina tudo que o filme exige dele, sobrando para os demais personagens apoiarem sua atuação.

Eis o que difere o filme de muitos outros dentro do tema:  a trama não é  sobre o nazismo, ou escolhas difíceis em tempos de guerra; mas um filme sobre a natureza belicosa do ser humano. Dada a escolha entre uma solução pacífica e um confronto armado, somos, como espécie, quase condicionados a escolher o conflito. Há ônus e bônus nisso, e o longa de Ellis deixa isso bem claro. Mesmo sabendo que ele tinha que se ater aos fatos ( o filme é baseado em fatos reais) a direção traduziu perfeitamente esses sentimentos na tela. 

O filme não foi lançado oficialmente no Brasil, mas pode ser encontrado on line e pra download. 







Super Vale Ver ! 






Nenhum comentário