Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Lego Batman: O Filme' - 2017

NOTA 8.8


Por Bruno Santos 



Como fã de Batman, sempre estarei esperando boas adaptações do Homem-Morcego para o cinema. Nunca imaginei que uma das melhores versões do vigilante de Gotham seria um derivado de 'Uma Aventura LEGO' (2014), animação que surpreendeu sobre os famosos brinquedos de montar. Batman foi a grande surpresa daquele filme porque foi além das piadas com o jeito solitário e egocêntrico do personagem, há uma carga emocional ali que o filme solo consegue explorar com eficiência. Dirigido por Chris McKay, 'LEGO Batman: O Filme' tem uma pegada mais leve que os live-action, o que já era de se esperar. Porém, mesmo destinado ao público infantil, o filme jamais desrespeita o legado do herói como fizera Joel Schumacher ('Batman Forever', 'Batman & Robin') e agora, Zack Snyder com 'Batman vs Superman'. Por sinal, essas duas versões rendem divertidas piadas (alfinetadas).


Toda a mitologia que fez de Batman um dos heróis mais populares está presente na animação. O trauma da morte dos pais, a solidão e a tristeza de não ter uma família é vista no filme. Nesta versão, Bruce Wayne acaba sendo uma figura egocêntrica, que acredita que não precisa de ninguém e é aí que Alfred surge como uma figura paternal para aconselhá-lo.


Na trama, Batman leva uma vida solitária capturando bandidos e salvando Gotham City. Ele acaba assumindo o posto de celebridade, pois sempre é o centro das atenções. Contudo, esse posto fica ameaçado quando o comissário Gordon se aposenta e a filha Barbara Gordon assume o lugar. A jovem e destemida implementa métodos para que a polícia não seja mais dependente do Batman, já que a onda de crimes continua a aumentar diante das intervenções do Homem-Morcego. Além disso, o vilão Coringa elabora um plano motivado pela decepção de não ser reconhecido pelo Batman como seu grande arquinimigo. 'LEGO Batman: O Filme' está repleto de piadas, algumas delas podendo passar desapercebidas. Os mais atentos perceberão o prato cheio de fan services, pois muitos personagens da marca Warner Bros. surgem ou são mencionados.(Sobrou até para o Michael Jackson). O mais bacana é que o humor usado não é apelativo ou grosseiro. No plano estético, o visual maravilhoso de 'Uma Aventura LEGO' é transportado para o 'LEGO Batman: O Filme', com incríveis paisagens urbanas de Gotham City, utilizando muito bem as cores. Contudo, o 3D é desnecessário porque não carrega a profundidade das cenas de ação. Aquela velha história da conversão que, por muitas vezes, estraga a experiência cinematográfica.


O longa presta tributo aos 77 anos do Homem-Morcego, fazendo reverência às diversas fases do herói. A narrativa faz menção de destacar algo que o mais recente Batman de Zack Snyder desrespeitou. Enquanto o Batman de Snyder não pensa duas vezes em matar os capangas, esse LEGO Batman é movido por ideais e moralidade. Pode parecer algo pesado para um filme do gênero adaptar, mas o LEGO: Batman consegue explorar com eficiência. A relação com Robin tem piadas divertidas, mas o pano de fundo é a imagem de heroísmo que Bruce Wayne/Batman passa para um jovem órfão, que o enxerga como uma figura paternal, tal como nas HQ’s.


Ao final, 'LEGO Batman: O Filme' é maravilhoso, inspirador, divertido e para assistir com toda a família. Uma prova que a Warner Bros. é capaz de realizar bons filmes dos heróis da DC. Basta querer e fazer o simples: respeitar o que fizeram desses heróis símbolos de várias gerações. Este é, sem dúvida, um dos melhores filmes do Batman já realizados.




Vale Ver ! 

Nenhum comentário