Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Lion : Uma Jornada para Casa' - 2017

NOTA 8.0

Por Karina Massud 



Uma das coisas que mais me sensibilizam na vida é criança em perigo, passando fome, sede ou qualquer outro tipo de sofrimento. Se você também for sensível a esse tema, fica o alerta: "Lion: Uma Jornada Para Casa", que estreia essa semana nos cinemas, é de partir até aquele coração mais duro.

Baseado numa história real contada na autobiografia de Saroo Brierley: "A Long Way Home", o filme do diretor estreante Garth Davis conta a incrível e tocante história de Saroo. Ele é um garoto indiano de 5 anos muito pobre, que vive com sua mãe e irmãos no interior da Índia . A miséria é grande, e para beber leite eles roubam uns pedaçoes de carvão para trocar no mercado. Seu irmão, Guddu, e sua mãe trabalham carregando cargas e pedras (muitas vezes à noite) e ele quer ajudar, só que ainda é muito pequeno e sente sono. Entrando num trem que ruma pra Calcutá ele acaba dormindo, se perdendo e nunca mais achando o caminho de casa, pois era tão criança que nem o nome de sua cidade sabia direito.


Vemos o menininho todo sujo e desesperado na estação de trem lotadíssima, pedindo pra voltar pra casa mas ninguém percebe sua presença ou entende sua língua, ele passa fome, medo, cata lixo e é quase vendido como escravo. O ator mirim Sunny Pawar está sensacional, espero que ele tenha futuro no cinema.

Depois de muito sofrer, nosso pequeno herói vai para um orfanato e tem a sorte de ser adotado por uma família australiana. Logo depois de adotarem Saroo, o casal vivido por Nicole Kidman e David Wenham, adota também Mantosh, que vem a ser um garoto problema desde a chegada, enquanto Saroo (agora interpretado por Dev Patel) se torna um ótimo moço com um futuro brilhante pela frente.

Indo para a faculdade, ele começa a ficar atormentado com o passado que lhe vem em imagens e sonhos vagos, lembranças de sua infância que nunca deixaram de existir. Vinte e cinco anos depois, ele vai em busca de sua família de sangue.

Dev Patel está ótimo, amadureceu lindamente - fisicamente e como intérprete - nem parece aquele garotinho tímido e mirrado de "Quem Quer Ser um Milionário"(2008). Ele consegue transmitir o conflito e sofrimento internos do personagem que padece pois quer buscar suas raízes mas não quer magoar seus pais adotivos.

Há belas reflexões sobre adoção e escolhas na vida, principalmente aquelas feitas pelo coração. Nicole Kidman também está excelente, especialmente num diálogo com Saroo em que fala sobre o porquê de tê-lo adotado - cena memorável que é um dos pontos altos do filme.

O conflito do protagonista com a namorada Lucy (Rooney Mara, que sempre achei bem sem graça) ficou meio deslocado e desnecessário na trama, assim como a problemática com o irmão Mantosh que fica no ar e sem explicação.
A segunda parte do filme é meio arrastada, em contraste à primeira que é pura emoção. Mas no final o diretor retoma o 'tsunami de emoções' e termina bem.
Apesar das falhas na narrativa e da perda do ritmo, é um belo drama que emociona e vale a ida ao cinema.





Vale Ver ! 



Nenhum comentário