Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Silêncio' - 2017

NOTA 7.8



Por Karina Massud



Qual o limite da fé?! 
É esse o grande questionamento que permeia 'Silêncio', novo filme do diretor Martin Scorsese.


Em meados do século XVII padres cristãos foram para o Japão para catequizar e difundir o cristianismo, e lá eles foram perseguidos pela Inquisição que queria preservar os valores budistas, foram torturados, mortos e obrigados a renegar sua fé (apostatar). Liam Neeson é Padre Ferreira, um dos líderes catequizadores que é dado como perdido/morto ou pior, convertido ao budismo e vivendo como um oriental. Dois outros jesuítas, Padre Rodrigues e Padre Garupe ( Andrew Garfield e Adam Driver) saem de Portugal na perigosa missão de encontrar seu mentor. Chegando lá eles contam com a ajuda de Kichijiro (o exelente Yosuke Kubosuka), um local não muito confiável, e ficam abrigados em um um vilarejo onde os aldeões praticam clandestinamente a religião católica proibida, assim como seus ancestrais.

Andrew Garfield e Adam Driver estão em ótimas interpretações, incisivas e convincentes. O elenco oriental também é muito bom, em especial o ator Issey Ogata que interpreta o sarcástico governador/inquisidor.

Ao longo do filme acompanhamos a via sacra dos jesuítas em busca do mestre e as (lindas e angustiantes) reflexões do Padre Rodrigues. Seus medos, dúvidas, seu pavor em sofrer tortura e morrer como os fiéis, suas conversas com Deus, o teste de sua fé e a importância da espiritualidade na vida de qualquer pessoa.

Trata-se de um filme austero, como não poderia deixar de ser numa trama com essa temática, as cenas de tortura são bem fortes, secas e diretas, como água fervente na pele e crucificação dentro do mar.

Intolerância religiosa e ignorância são muito tristes e duras de serem combatidas, pois todos se acham os donos da verdade absoluta e da religião/doutrina mais magnânima. Na trama (e também na vida real) tanto padres portugueses como budistas se acham os representantes da melhor religião, só que dessa vez o que vemos é a Inquisição oriental.

O título do filme, "Silence" (que aqui no Brasil foi milagrosamente traduzido como no original) refere-se ao silêncio feito durante as missas rezadas clandestinamente e também a resposta de Deus às preces e apelos dos fiéis diante de tanto sofrimento/tormento... Teria Ele os abandonado?!

A direção de Martin Scorsese é primorosa, o drama religioso não está entre suas obras-primas mas certamente é uma grande produção que se destaca entre outros filmes do gênero.



Vale Ver !

Nenhum comentário