Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Tanna' - 2016

NOTA 9.0



Por Karina Massud



"Tanna" é basicamente uma linda história de amor proibido. 
...E romances proibidos nunca deixarão de existir ou sairão de moda.

O longa australiano dirigido pelos cineastas Bentley Dean e Martin Butler (que viveram 7 meses no local da filmagem) passa-se na ilha de Tanna, no Pacífico Sul, tem como atores os moradores da tribo Yakel e é falado no dialeto local, o Nauvhal. A trama foi baseada numa história que aconteceu nos anos 80 e que acabou mudando os costumes desses povos.


Wawa e Dain são os protagonistas apaixonados, eles não podem ficar juntos pois Wawa, depois que virou mulher, foi prometida em casamento para um moço de outra tribo a fim de manter a paz entre todos. A ninguém era permitido casar por amor, só aconteciam casamentos "arranjados". Contrariando suas famílias e os sábios da tribo, eles fogem para viver esse amor longe dali. Então todos saem em busca do casal para tentar consertar essa situação e evitar a guerra.

O roteiro é um "Romeu e Julieta" passado nessa cultura muito rica, exótica e diferente da nossa. Que beleza ver as meninas fazendo suas saias de ráfia no riacho, as brincadeiras na cachoeira, a refeição feita com um tipo de pasta de mandioca e peixe na folha de bananeira, suas danças tribais e a iniciação de Wawa na vida adulta.

A fotografia e a trilha sonora são um deslumbre. As cenas à beira do vulcão em erupção pra onde eles vão para refletir e se aconselhar são de uma beleza etérea. E o elenco, apesar de ser dos moradores locais,que nunca tinham atuado, se saiu muitíssimo bem na função.

Filme encantador que ganhou o prêmio do Júri Popular no Festival de Veneza de 2015 e é candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2017. 
Imperdível!





Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário