Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Logan' - 2017

NOTA 9.5


Por Bruno Santos



Março chega trazendo um dos filmes mais aguardados de 2017: 'Logan', o trabalho que encerra a participação de Hugh Jackman como o mutante Wolverine nos cinemas. Mas como trazer um personagem tão icônico para um último ato? Parece que depois de tentativas fracassadas ('X-men Origens: Wolverine' e 'Wolverine imortal'), a Fox resolveu ouvir os fãs, e pela primeira vez fez um filme para agradar esse publico de quadrinhos. Um filme mais adulto, mas que consegue explorar a essência do personagem.


Mesmo com uma linha do tempo meio confusa no Universo X-MEN no cinema, o filme acontece no futuro, no ano de 2029. Onde não nascem mais multantes, graças a modificações genéticas dos alimentos, e que a maior parte dos multantes que já existiam, foram exterminados. Temos um Logan velho, mal cuidado, e visivelmente debilitado. Também um professor Xavier, nos seus 90 anos, sofrendo de demência e com seus poderes fugindo do controle e ainda, Kaliban, um mutante rastreador, que acaba por ajudar Logan nos cuidados para com o Professor X. Tudo muda com o surgimento de Laura, uma garota de 11 anos, criada pelo governo como um soldado com características mutantes, com fortes traços de Logan - e a única forma de proteger a menina do governo é a levando até um certo lugar chamado de Éden, onde encontraria com outras crianças na mesma condição que ela, o que acaba causando uma perseguição intensa.

Como um grande fã dos X-MEN, sempre tive receio com as adaptações com relação ao Wolverine, e outros mutantes também. Meu principal problema com a franquia cinematográfica era o excesso de protagonismo do Logan nos filmes do X-MEN. O que acabou acarretando em filmes solos do personagem, todos de muito mal gosto, por sinal. Mas não sou louco de negar que é um bom personagem, e que o Hugh Jackman, mesmo não tendo semelhança física, acabou se tornando quase que o próprio Wolverine. E "Logan" veio para tirar essa má impressão que tenho do personagem, onde trouxeram um Wolverine mais vulnerável, com um roteiro maravilhoso, e adivinhem só?! Conseguiram fazer algo à altura dos quadrinhos, o que acabou resultando numa boa história (aposto que nem foi tão difícil, Fox!) ..risos... 

Mas o sucesso do longa não vem só do protagonista, a talentosíssima Dafne Keen dá um show de atuação, apresentando uma maravilhosa X-23/Laura - aliás, a produção acertou muito em trazer um personagem como a X-23, construindo sua relação com o Logan e mostrando ela se unindo a um grupo de jovens mutantes, o que traria a ponta perfeita para o filme dos Novos Mutantes, que começa a ser produzido ainda em 2017. Seria muita tolice acreditar nisso? Talvez, quem sabe? Só aguardando para sabermos...


No geral, Hugh Jackman se despede de forma maravilhosa do personagem que ele interpretou durante 17 anos, mostrando um tipo de história realmente nova e bem explorada, que está agradando a fãs e críticos. Digno de um ator como ele, digno de um personagem como Wolverine. Tomara mesmo que agora, a Fox explore todo potencial dos outros mutantes. Seja com X-MEN: Novos Mutantes, ou com a continuação de X-MEN: Apocalipse.






Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário