Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Fala Comigo' - 2017

NOTA 9.0


O jovem diretor Felipe Sholl estreia à frente da direção de um longa em grande estilo. 'Fala Comigo', que foi um dos destaques do Festival Internacional de Cinema do Rio, faturou dois importantes prêmios no evento: o de Melhor Atriz para Karine Teles e também o de Melhor Filme. Sholl declarou que tem noção que sua obra tem caráter transgressor, mas que espera que isso contribua para um país menos conservador. Polêmicas à parte, finalmente o longa chega em circuito comercial e merece atenção especial por fazer parte da safra de um cinema jovem e que discute temas mais densos e controversos sem pudor, de peito aberto. 


A trama acompanha Diogo (Tom Karabachian), de 17 anos, o jovem rapaz tem um fetiche bem estranho: ele gosta de ligar para as pacientes da sua mãe psicanalista, Clarice (Denise Fraga) e se masturbar enquanto as ouve. Uma dessas pacientes é Ângela (Karine Teles), de 43 anos , que acabou de ser abandonada pelo marido. Quando Diogo liga para Ângela e não fala nada, ela pensa ser o marido na linha. Ao descobrir que é Diogo, sente raiva, repulsa. Mas principalmente sente-se atraída por essa pessoa que liga para ela todo dia. Apaixonados, eles precisam encontrar uma maneira de permanecerem juntos. Mas os obstáculos certamente serão muitos pra que isso aconteça.

A temática parece realmente controversa e que pode vir a fomentar das mais variadas opiniões, sejam à favor ou contra o argumento central da trama. Mas diante da cuidadosa condução de Sholl, o que poderia se tornar apelativo ou gratuitamente feito pra chocar, acaba se tornando leve, despretensioso,  com tomadas repletas de delicadeza. Comparo a ousadia de Sholl, como a de Almodóvar (menos caricato em sua forma, evidentemente) em abordar certos assuntos, que grande parte da sociedade prefere marginalizar ao invés de tratar com mais naturalidade, ou pelo menos tentar entender.

O frescor da obra de Sholl está em todos os cantos, não só porque esse é seu primeiro longa, mas pela proposta e maneira de conduzir o assunto. Porém vários outros motivos fazem com que o filme respire novidade , a começar pelo lado prático: apesar de nomes de peso como Denise Fraga e Emílio de Mello, o longa trás novos nomes que nitidamente são promissores, desde o protagonista, Tom Karabachian, cuja interpretação revela uma naturalidade sem igual para um estreante, até Daniel Rangel (que vive o melhor amigo de Diogo), com pontuais aparições, porém sempre marcantes.

'Fala Comigo', fala de preconceito, quebra de paradigmas e rótulos, discute intimidade, abuso, e o faz com extrema doçura e competência. O cinema nacional acaba de ganhar mais um nome definitivo na sua infinita lista de grandes diretores.



Super Vale Ver !






Nenhum comentário