Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Okja' - 2017

NOTA 9.0



Por Rogério Machado 



Depois de muito tiro, porrada e bomba em Cannes com relação a exibição de 'Okja', nova produção original Netflix, o longa chega finalmente ao serviço de streaming. Na ocasião, até o renomado diretor espanhol Pedro Almodóvar se mostrou contra a participação de filmes da empresa num evento que celebra os chamados 'filmes feitos para a tela grande'. Com polêmica ou sem polêmica, o fato é que o filme já está entre nós, e o resultado é lindo. Tenho pena de quem, por puro preconceito, o vaiou em Cannes. 

Essa emocionante história, acompanha a jovem Mija (Seo-Hyeon Ahn) que vive num lugar paradisíaco no meio das montanhas Sul Coreanas com seu avô, e juntos há cerca de dez anos criam a super porca Okja, cedida à eles pela gigantesca holding Mirando Corporation, que é dirigida pela toda poderosa Lucy Mirando (Tilda Swinton). 



Mas tudo isso muda quando a empresa familiar e conglomerado multinacional leva Okja embora até Nova York, onde Lucy , obcecada por sua imagem, tem grandes planos para a querida amiga de Mija. Sem um plano concreto, mas com muita determinação, Mija parte para uma missão de resgate, mas a sua já arriscada jornada logo fica mais complicada, quando em seu caminho cruza com diferentes grupos, entre eles o MLA liderado por J (Paul Dano), cada um lutando para controlar o destino de Okja… Enquanto tudo o que Mija deseja é levar sua amiga de volta para casa.

Em tempos onde, por aqui no Brasil, a carne é item de consumo duvidoso, 'Okja' coincidentemente cai como luva no que tange à crítica das grandes empresas que modificam alimentos e os colocam no mercado sem se importar com o consumidor final. Mas a produção do sul coreano Joon-Ho Bong (do excepcional 'Expresso do Amanhã' -2015) vai muito, muito além no discurso e ainda coloca na mesa a questão dos maus tratos com animais enquanto também debate o capitalismo desenfreado e a ganância desses grandes impérios. 

A ideia de 'Okja', surgiu quando a imagem de um animal grande, desajeitado e de expressão triste veio na mente do diretor. Ele tentou imaginar a melancolia do animal e refletiu a predileção um tanto arbitrária da humanidade por definir alguns animais como comida e outros como companheiros. Sob esse aspecto,a premissa do filme já estava pronta e era genial, restava o desenvolvimento ser bem cuidado e o elenco ser impecável, e bingo!  Aconteceu. O trabalho de atores é fantástico e alguns personagens, como os de Tilda e Jake Gyllenhaal (que vive um desses especialistas em animais que fazem sucesso na tevê) dão um tom over e caricato que tiram o filme do lugar comum em se tratando de produções juvenis. 

'Okja' é mais um acerto da Netflix, que 'prega' um assunto sério e adiciona à isso uma aventura leve e divertida, mas que guarda mesmo um tom melancólico - tom esse quase necessário, dado a abordagem de Joon-Ho Bong que não deixa sombra de dúvida que quer sim que viemos a refletir sobre o que acabamos de assistir.  





Super Vale Ver ! 














Nenhum comentário