Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Uma Mulher Fantástica' (2017)

NOTA 8.0

Por Rogério Machado


Fazendo uma leitura sobre o perfil da personagem por trás dessa mulher fantástica no novo filme do diretor Sebastián Lelio (do sensibilíssimo 'Glória ' - 2013), teremos a impressão de ser mesmo somente uma personagem, certo? Não,  errado!  Por mais incrível que possa parecer, a vida da atriz se mistura com a de seu papel, que rendeu uma indicação ao Urso de Prata no 67º Festival de Cinema de Berlim esse ano. No final das contas, o filme levou pra casa o prêmio de melhor roteiro, mas deu à Daniela Vega, a visibilidade que a atriz merecia por seu formidável trabalho.

No filme, acompanhamos um momento particular na vida de Marina Vidal (Daniela Vega), uma mulher trans em fase de transição que é surpreendida com a repentina morte do namorado, Orlando (Francisco Heyes) ,um homem de meia idade vítima de um aneurisma quando estava dormindo. Conforme vai resolvendo as burocracias típicas de um falecimento, Marina, que trabalha como garçonete de dia e cantora à noite, começa a se deparar com uma série de provas de que a sociedade, de fato, ainda não está preparada para entender a sua condição. A todo instante, a personagem encara um preconceito que se apresenta sem a menor cerimônia, ainda que camuflado por um véu de parcimônias e aparente gentileza e empatia.

Daniela Vega , a atriz que vive Marina Vidal no longa, também é trans e revelou que algumas deixas e falas dentro do filme ela também repete na vida real, assim como o desejo em se tornar uma cantora lírica. Além do competente roteiro, o longa de Lelio se destaca pela brilhante representação da figura trans através de alguém que vive na pele o preconceito também na vida real. Em parte, creio que a identificação ou o impacto  na plateia brasileira será bem menor do que foi na estrangeira, afinal de contas, para um país que vê uma violência crescente contra trans e homossexuais, a narrativa representa apenas um aperitivo diante do que estamos acostumados.

Em contra partida, Lelio usa de extrema inteligência ao trabalhar de forma poética as dificuldades encontradas por Marina ao longa desse duro percurso, como por exemplo uma ventania inesperada que surge em uma das tomadas, em que ela é obrigada a colocar o seu corpo pra frente para não ser carregada, ou o momento em que ela se depara com um grande espelho sendo transportado no meio da rua, e ela  olha fixamente como que querendo enxergar através e descobrir o porque de tanto ódio simplesmente por ela ser quem ela é. 

'Una Mujer Fantástica' (no original), ainda que de maneira discreta, se apodera de uma mensagem forte, lançando mão das sensações da personagem central que propositalmente ou não, encontrou na vida real da atriz a verdade necessária para tocar o público.


Vale Ver !  



✽✽✽




Nota: 
Ontem tive o prazer de estar no Reserva Cultural Niterói para participar da pré estreia do filme, com direito a coquetel  e debate após a sessão com a ativista trans que  é presidente do Conselho Municipal LGBT de Niterói, Bruna Benevides,  e o vereador Leonardo Giordano, um dos fundadores do movimento na cidade e militante dos direitos humanos. 


Nenhum comentário