Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - '120 Batimentos por Minuto' (2017)

NOTA 9.5

Por Rogério Machado

'A ignorância é sua inimiga, o conhecimento é sua arma...'

A frase em questão estampava um caminhão do grupo ativista Act Up durante a parada gay na frança, onde milhares de pessoas morriam por não conhecer mais sobre o mal do século que até hoje leva embora sonhos e vidas: a AIDS.  Em "120 Batimentos por Minuto", o diretor Robin Campillo resgata uma história que viveu na própria pele, quando em 1992 passou a integrar o grupo que combatia com fervor a desinformação da sociedade e a apatia dos laboratórios em frente ao avanço aterrador da doença. 


O longa se passa logo no início dos anos 90, na frança, onde esse grupo ativista está comprometido à intensificar seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) junto ao grupo, apesar de seu estado de saúde muito debilitado.  Inevitavelmente, um carinho grande surge entre os dois, e junto com isso, a melancolia e a dor em não saber até onde aquele sentimento poderia ser levado. 

Campillo não escolhe caminhos fáceis para o espectador, o filme é um soco no estômago: até nos momentos mais descontraídos ,que se passam numa boate com muita música eletrônica com aquele 'baticum' super anos noventa, a câmera se concentra em closes , as luzes são quase inexistentes, não há euforia. Todos vivem ali sob uma pressão muito grande, não só por ter que conviver com a doença, mas pela responsabilidade que assumiram em bater de frente com as grandes entidades que na época pareciam se manter indiferentes às mortes que vinham acontecendo aos montes. 

É nítido o didatismo da produção, desde as inúmeras reuniões do grupo, onde muitos termos técnicos e índices de cargas virais são mencionados , até as ações organizadas por eles em vários locais da cidade, momentos esses que rendem lindas sequências contemplativas inclusive. Há ainda algumas intervenções gráficas que ilustram a contaminação do vírus que fazem um contraponto interessante com as cenas feitas na boate. 

'120 Batimentos por Minuto' foi prêmio do juri em Cannes, é o escolhido pela frança para disputar um Oscar em 2018, e é um dos longas carro chefe no Festival Internacional do Rio esse ano. O filme tem força, tem originalidade , e mesmo apesar de se configurar como um drama pesado, é sonoro e poético.  O novo queridinho do cinema francês , tem tudo para entrar no seleto hall de ótimos longas que têm a AIDS como tema. Onde estão trabalhos do nipe de 'Filadélfia' (1993) e 'Clube de Compras Dallas' (2013).


Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Robin Campillo

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Robin Campillo
Produção: Hugues Charbonneau and Marie-Ange Luciani
Fotografia: Jeanne Lapoirie
Edição: Robin Campillo
Música: Arnaud Rebotini



ELENCO
Elenco: Nahuel Perez Biscayart, Arnaud Valois, Adèle Haenel







Nenhum comentário