Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Berenice Procura' (2017)

NOTA 9.0 

Por Rogério Machado


Baseado no romance de Luiz Alfredo Garcia Roza e dirigido por Alan Fiterman,  'Berenice Procura' é mais um dos destaques da Première Brasil no Festival do Rio. O tema central pega uma carona providencial num assunto que sempre será necessário por aqui, uma vez que o Brasil é o país que mais mata travestis e transgêneros do mundo. Por ser um suspense policial, que aparece raras vezes em produções nacionais, e lançar luz sobre uma temática atualíssima, o filme merece uma atenção extra. 



No longa Cláudia Abreu vive a Berenice do título, uma taxista que está acostumada a passar horas e horas dentro de seu carro devido ao trânsito caótico da cidade do Rio de Janeiro e de seu bairro natal, Copacabana. Com o tempo que passa dentro do veículo, ela acabou adquirindo o hábito de 'ouvir' o programa numa tevê onde trabalha seu ex-marido, Domingos (Eduardo Moskovis).  E é o show policialesco e sensacionalista que inspirará Berenice a resolver o mistério do assassinato de uma trans em Copacabana. Como se não bastasse, com o pouco tempo que lhe sobra, ela ainda precisa reservar um tempo para o filho Thiago (Caio Manhente), um adolescente que está descobrindo sua sexualidade.


Originalmente a obra trazia o assassinato de uma travesti. Na adaptação para as telonas veio a ideia de transformar o personagem em uma trans ,o que acabou tornando a proposta mais atual, segundo mesmo declarou o diretor.  No papel da trans Isabelle Deluxe, a modelo e trans (na vida real também) Valentina Sampaio, que não faz feio e promove cenas marcantes e viscerais na trama - como na sequência do show na boate 'Ponto G' onde ela interpreta a canção 'Amor Marginal'  do cantor Johnny Hooker.

Fiterman acerta em mergulhar fundo no submundo e na noite voltada ao universo LGBT. A verdade da trama se impõe pela naturalidade de um elenco em sua maioria formado por jovens atores gays, drags e performers. Esses detalhes fazem a diferença na essência da trama. Assim como as tomadas e enquadramentos super bem cuidados e alinhados com a proposta do longa. Algumas sequências são uma primor de estética e ainda arrematadas com uma trilha sonora impecável.

'Berenice Procura' pode ser o que você quiser: pode ser uma história de (in) tolerância e aceitação... ou não aceitação. Pode ser uma história de autoconhecimento, mas também pode ser uma história da descoberta do desejo e reconstrução de uma vida à partir de um episódio fatídico. Ao final, a surpresa digna dos melhores filmes do gênero, mas com o gostinho do orgulho de uma produção escrita, produzida e dirigida por brasileiros. 

Super Vale Ver !

DIREÇÃO
Allan Fiterman


EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Flávia Guimarães, José Carvalho
Produção: Eisa Tolomelli
Fotografia: Azul Serra
Montagem: Fábio Jordão
Música:João Paulo Mendonça

ELENCO

Cládia Abreu,Eduardo Moskovis,Vera Holtz,Valentina Sampaio,Emílio Dantas 


Nenhum comentário