Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Blade Runner 2049' (2017)

NOTA 10

Uma brilhante obra de perspectiva

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Desde que foi anunciado que Denis Villeneuve seria o diretor da sequência do classico cult 'Blade Runner', houve ansiedade. Os longas anteriores do diretor não decepcionaram e são narrativas brilhantes, então logo especulou-se o mar de possibilidades a ser explorado na ousada ideia de fazer um segundo filme de uma obra tão singular. E o resultado, meus queridos, é estupidamente incrível.



Villeneuve conseguiu. Se o desafio era fazer uma releitura e ao mesmo tempo apresentar originalidade, então sim, ele conseguiu. O visual é tão impressionante quanto impecável, com cenários e fotografias que são um deleite até para os olhos mais exigentes. A trilha (alguém dê um Oscar pra trilha desse filme!) é uma das mais marcantes e impactantes do ano, e consegue lapidar em formas ainda mais belas o que já é valiosíssimo. O elenco é maravilhoso, dando um show de cautela e explosões emocionais em uma dosagem rara de se ver em atuações de blockbusters. Jared Leto está em seu papel mais enigmático e assustador, e suas camadas, mesmo com seu pouco tempo de tela, se fazem um mistério que dá gosto de ver - bem melhor do que aquele Coringa que ronrona. Mas o destaque mesmo vai para a assinatura do diretor.

Repetindo o que fez em 'A Chegada' e 'Os Suspeitos', Villeneuve brinca com as perspectivas do público, levando seus espectadores a crer em algo que se revela em fragmentos que se completam e ao mesmo tempo se contradizem. O mistério é o carro chefe de 'Blade Runner 2049', não a ação. Junto com esse mistério surgem excelentes debates e questionamentos sobre humanidade, escravidão e ética.

No entanto, a beleza desse novo filme está na esperança, no ato de cair e se dispor a pôr-se em pé novamente. As cenas que perduram na memória são as em que se tenta tocar o intocável, seja no holograma que sente a chuva ou na mão que não ultrapassa o vidro. E na cena de sexo, onde o belo e o bizarro se misturam, fica perceptível a humanidade sentimental que as máquinas podem possuir.



Androides, humanos, hologramas e meros programas de computador tem seu espaço definido no futuro distópico desse clássico contemporâneo, mas cabe ao hoje o mérito do que será lembrado no tempo que ainda virá, seja ele como for. Uma Las Vegas sem barulho e sem brilho, como a que se viu nos últimos dias, é mostrada no filme. A graciosidade da cidade do impossível se perde em meio aos tantos conflitos que travamos contra nós mesmos, e fica o alerta de que se não nos cuidarmos enquanto comunidade, então em breve uma imagem caótica e desértica como a retratada no filme será a realidade que teremos nas ruas. Não poderia haver hora mais apropriada para esse filme, tão intenso e necessário, ser dado ao mundo como memorando de nossa arrogância.

'Blade Runner 2049' está em cartaz nos cinemas. 


Super Vale Ver! 


DIREÇÃO
Denis Villeneuve

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Hampton Fancher
Produção: Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, Bud Yorkin, Ridley Scott
Fotografia: Roger Deakins
Trilha Sonora: Benjamin Wallfisch, Hans Zimmer
Estúdio: Warner Bros.
Montador: Joe Walker
Distribuidora: Sony Pictures

ELENCO
Ana de Armas, Carla Juri, Dave Bautista, David Dastmalchian, Harrison Ford, Hiam Abbass, Jared Leto, Lennie James, Mackenzie Davis, Robin Wright, Ryan Gosling, Sylvia Hoeks, Wood Harris

Nenhum comentário