Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Guerra dos Sexos' (2017)

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 


'Lugar de mulher é na cozinha'...  'Tá faltando roupa pra lavar'...  ou sendo mais enfático: 'O homem é superior à mulher'... Quantas vezes já não ouvimos frases do tipo mesmo nos dias de hoje,  e o pior, até político formador de opinião chegou a declarar que 'mulher deve ganhar menos que homem porque engravida'...   Imaginem só na década de 70, uma mulher se levantar contra a cultura machista reclamando direitos iguais também com respeito aos salários? 

Pois essa mulher existe (sim, e ainda é viva) e o nome dela é Billie Jean King. A famosa tenista considerada uma das maiores atletas do mundo, é o personagem desse momento histórico no mundo do esporte e também na batalha feminista. 'A Guerra dos Sexos',  destaque no Panorama do Cinema Mundial no Festival do Rio e também no Festival de Toronto esse ano, é empolgante do início ao fim justamente por criar esse clima de ringue entre os gêneros. 



O filme acompanha a acirrada disputa de tênis entre o cinquentão ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) no início dos anos 70. O desafio se torna o centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona os rumos que sua vida tomou, sua sexualidade, e mais do que isso tudo, a luta pelos direitos das mulheres.

O longa dirigido pela dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris sem dúvidas chama a atenção pelo rigor estético. Não somente na reconstituição de época , pela bela fotografia ou os figurinos impecáveis, mas pela escolha de planos abertos durante os jogos. Não sou um exímio entendedor do esporte em questão, mas essa escolha fez toda diferença ao colocar um terceiro jogador em quadra:  o espectador. 

Não tem como não notar o tom militante da obra, ao mostrar a independência e coragem da protagonista, que ao mesmo tempo que enfrentava o preconceito de gênero, também descobria sua sexualidade - tomada de posição que anos mais tarde, viria a servir de exemplo para muitos que ainda se reprimiam. No que diz respeito à performance de Stone, eu arriscaria dizer que não me surpreenderia uma segunda indicação consecutiva ao Oscar. 

Steve Carell também não fica pra segundo plano, auto intitulado 'porco chauvinista',  o ator que encarna um personagem que é um rolo compressor de feitos, gestos, expositivo e exagerado. Para além deles, o elenco não só é grande como também grandioso: Bill Pullman, Elisabeth Shue, Alan Cumming, e as duas cerejas do bolo, Andrea Riseborough e Sarah Silverman, que igualmente conseguem se sobressair ao tanto de clichês e frases feitas que precisam ser ditas.

Super Vale Ver !


DIREÇÃO
Jonathan Dayton, Valerie Faris

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Simon Beaufoy
Produção: Christian Colson, Danny Boyle, Robert Graf
Fotografia: Linus Sandgren
Trilha Sonora: Nicholas Britell
Estúdio: Cloud Eight Films, Decibel Films, Fox Searchlight Pictures
Distribuidora: 20th Century Fox Home Entertainment, Fox Searchlight Pictures

ELENCO
Agnes Olech, Alan Cumming, Andrea Riseborough, Austin Stowell, Bill Pullman, Bob Stephenson, Bridey Elliott, Chris Parnell, Eli Jane, Elisabeth Shue, Emma Stone, Enuka Okuma, Eric Christian Olsen, James Mackay, Jessica McNamee, Mark Harelik, Martha MacIsaac, Mickey Sumner, Natalie Cohen, Natalie Morales, Sarah Silverman, Steve Carell, Wallace Langham

Nenhum comentário