Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'How To Talk with Girls At Parties' (2017)

NOTA 8.0

Por Rogério Machado 

O movimento punk surgiu na década de 70 em Nova York e veio para quebrar o ritmo do rock progressivo pomposo que estava sendo feito na época. Saído das casas underground, o estilo foi abraçado por poetas de rua, usuários de drogas e até transsexuais. No Reino Unido, especialmente em Londres, o movimento ganhou versão própria, com bandas icônicas como Sex Pistols e The Clash. Por lá, o surgimento do punk coincidiu com um momento político delicado, o que contribuiu para que muitas bandas criticassem o governo em suas músicas.

A inconformidade com o sistema, a atitude e a liberdade eram o lema principal do movimento, e por mais que 'How to Talk With Girls at Parties' , novo filme do diretor John Cameron Mitchell, opte por algumas escolhas exageradas ao ilustrar o movimento em meio à um amor adolescente, não dá pra negar que o filme seja atraente ao público e tenha uma cara adoravelmente cult do jeito que muito cinéfilo por aí gosta. 



Na história que se passa no Reino Unido do fim dos anos 1970, conheceremos Enn (Alex Sharp), um jovem tímido e fã da nova febre punk, que está pronto para se apaixonar. Até que um dia em uma dessas saídas com amigos, ele resolve investir nas garotas, porém sem muito sucesso. Até que ele conhece a etérea Zan (Elle Fanning), que acredita que o punk vem “de uma outra colônia”, uma de muitas pistas de que ela talvez não seja desse planeta.  Essa garota  'estrangeira', então decide se afastar do seu grupo e passear com eles. Explorar Londres e ir atrás desse tal de Punk...

Adaptado da obra do visionário Neil Gaiman (de livros como 'Sandman' e 'American Gods', que inclusive ganhou uma série fantástica para o canal Starz), 'How to Talk With Girls at Parties' carrega a mesma excentricidade e proposta conhecida em suas obras, mas sempre com o mesmo caráter crítico e conceitual. 

Como tema central, a descoberta do amor na juventude, aliás vividos brilhantemente por Elle Fanning (nova musa do cinema cult?) e o excepcional ator britânico Alex Sharp (alguém dê mais filmes pra esse moço fazer, por favor) tendo como pano de fundo o movimento punk nos anos 70. O filme assume posturas interessantes ao tratar a humanidade como extra terrestres e a atitude punk como um movimento de contramão do sistema, que vem para quebrar os paradigmas, regras e convenções. Essa alegoria, usada com muita inteligência por Mitchell,  pra mim foi o pulo do gato da produção. Como já esperava ver algo totalmente fora do convencional, eu confesso ter gostado muito da experiência - com muita fantasia e humor o longa consegue transpor até os pequenos problemas no desenvolvimento. 

Contando ainda com a grande Nicole Kidman (como nunca antes vista), que vive a anfitriã de uma casa punk na trama, o filme está na mostra Panorama do Cinema Mundial no Festival do Rio.


Vale Ver !

DIREÇÃO
John Cameron Mitchell

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: John Cameron Mitchell, Philippa Goslett
Autor da obra original Neil Gaiman
Produção: John Cameron Mitchell, Emile Sherman, Iain Canning
Fotografia:  Frank G. Demarco
Estúdio: See- Saw Films
Montador:  Brian A. Kates


ELENCO

Elle Fanning, Nicole Kidman ,Ruth Wilson, Matt Lucas, Joey Ansah, Alice Sanders, Alex Sharp

Nenhum comentário