Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Me Chame Pelo Seu Nome' | 2017

NOTA 10

Por Rogério Machado 


Itália... cenários verdejantes, sol a pino o tempo todo, roupas coloridas, mesas fartas e risos à beira d'água. Parece cenário para um belo romance daqueles de fazer suspirar, certo?  Sim, você está... só que no lugar de um homem e uma mulher como de praxe, dois homens:  um deles, um jovem estudante americano e o outro, um adolescente de apenas dezessete anos.  Pois esse é o clima e a trama do novo filme do festejado diretor italiano Luca Guadagnino  (de 'Um Sonho de Amor' - 2009 e '100 Escovadas Antes de Dormir' - 2005). 

'Me Chame Pelo Seu Nome', que tem sido elogiadíssimo pelos festivais onde passou, fez sucesso também agora no Festival Internacional do Rio. O filme ainda não estreou oficialmente lá fora, e no Brasil só em janeiro, mas já se especulam indicações ao Oscar 2018. 



O filme que é baseado no romance de Andre Aciman, mostra o relacionamento de verão entre um estudante americano, Oliver (Armie Hammer), e o adolescente italiano Elio (Timothée Chalamet), em 1983. Oliver vai passar uma temporada na Itália, na casa de seu professor americano (Michael Stuhlbarg), pai de Elio. E é aí que inesperadamente, para a surpresa dos dois (pelo menos entendi dessa forma) que uma paixão incontrolável surge entre eles.

Delicado e solar, o filme é uma raridade no cenário atual, inundado de produções sombrias e estereotipadas,  a produção mesmo narrando um romance entre dois homens, consegue de desvencilhar do selo LGBT, motivo esse para se festejar. O feito extrapola até exemplos bem sucedidos como 'O Segredo de Brokeback Mountain' (2006), que levou o romance gay até para o Oscar. 

'Call me By your Name'(no original) é um retrato humano que, ainda que protagonizado por homossexuais, é capaz de emocionar por não fazer da sexualidade de seus personagens o único elemento de suas personalidades. Oliver é, antes de tudo, um acadêmico dedicado, esportista e irreverente, enquanto Elio é um apaixonado por arte, e por ela, ora expressa, ora omite seus sentimentos. Os personagens, tão humanizados, permitem que a inocência do olhar do adolescente surja de maneira natural, assim como a dor de Oliver pela ciência a efemeridade do momento, presente em seu semblante. Os personagens conhecem a natureza de seu relacionamento, o que permite que o peso dramático da obra não surja pelo que eles dizem, mas sim pelo que deixam de dizer.

Com irretocável ambientação, a boa química dos protagonistas e a direção irrepreensível de Guadagnino ,o filme é com toda certeza, um dos grandes filmes do ano. Uma história de gênero e genérica ao mesmo tempo, mas não na conotação pejorativa, muito pelo contrário. O filme ainda tem toque brasileiro:  a produção é do paulista Rodrigo Teixeira. 

Super Vale Ver !


DIREÇÃO
Luca Guadagnino

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: James Ivory
Produção: Rodrigo Teixeira, Gabriel Deshors
Fotografia: Sayombhu Mukdeeprom
Montador: Walter Fasano
Direção de Arte: Samuel Deshors

ELENCO
Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg, Amira Casar & Esther Garrel

Nenhum comentário