Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Estado das Coisas' (2017)

NOTA 8.0

Por Rogério Machado



Originalmente, o novo filme de Ben Stiller tem o nome de 'Brad´s Status' (Status de Brad). Se você pensou em rede social ao perceber a palavra no título, você acertou. O personagem título de 'O Estado das Coisas',  filme que também é destaque no Panorama do Cinema Internacional no Festival do Rio, usa as redes como termômetro para comparar a vida do personagem com a de seus amigos que teoricamente se deram melhor do que ele na vida...  

Quem já não se pegou fazendo isso?  Muita gente com certeza. A vida nas redes sociais do outro parecerá ser sempre melhor do que a sua. 


No longa  Ben Stiller é Brad, um homem que possui uma carreira promissora, uma esposa amorosa e um filho talentoso, com quem vai visitar possíveis universidades para o garoto ingressar na tão sonhada faculdade de música. Mas isso tudo não é o bastante para ele. Ele está obcecado em ser o mais bem-sucedido entre os seus ex-colegas de faculdade, mas, durante um reencontro com um velho amigo, ele é forçado a ignorar seu sentimento de inferioridade e rever seus conceitos.

Certamente  'O Estado das Coisas' não será aquele filme que causará impacto ou te emocionará a ponto de te levar as lágrimas, mas com toda certeza será aquele filme que te fará ponderar e repensar o modo como conduz sua vida e pensamentos. A profundidade da narrativa, se vale principalmente dos pensamentos (narrados em off) por Brad, demonstrando como ele próprio tentava se convencer à todo tempo que o que vinha fazendo - comparando a vida dele com quem vivia melhor do que ele - era uma atitude equivocada.

Na internet, todo mundo viaja mais do que você, compra mais do que você, se diverte mais do que você  e tem também mais amigos do que você. É, eu também tenho essa sensação, mas fora o fato dessa sensação oscilar entre o real e o imaginário, há o fato de que não olhamos para quem vive muito pior do que a gente. O filme inevitavelmente leva à essa reflexão. 

Ben Stiller mais uma vez prova que pode ser um formidável ator dramático, que consegue mesmo em filmes mais sérios inserir seu característico bom humor, sem destoar da proposta da produção em questão. 


Vale Ver !

DIREÇÃO
Mike White

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro:Mike White
Empresa Produtora:Sidney KimmelEntertainment,Plan B Entertainment
Produção: Sidney Kimmel,Dede Gardner,David Bernad,Jeremy Kleiner
Fotografia:Xaxier Grobet
Montagem:Heather Persons
Música: Mark Mothersbaugh

ELENCO

Ben Stiller,Luke Wilson,Jermaine Clement,Austin Abrams,Michael Sheen








Nenhum comentário