Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Futuro Adiante' (2017)

NOTA 9.5

Por Rogério Machado



Dizem que o universo feminino é muito mais complicado do que elas mesmas pintam. Dizem....  E quando dois universos do gênero se cruzam e estabelecem uma conexão tão forte capaz de ultrapassar o tempo e traspor os ciclos e obstáculos ao longo dos anos?  

'O Futuro Distante', filme da diretora  Constanza Novick que faz parte da Première Latina no Festival Internacional de Cinema do Rio,  é uma viagem por esses universos que se completam e ao mesmo tempo se repelem.  Uma interrogação surgiu: é possível uma grande amizade entre duas mulheres sem o mínimo de competição? Essa pergunta nem chega a ser pertinente no contexto do longa, nas é fato que isso me ocorreu. 



No filme, quando o casamento dos pais de Florência termina (Pilar Gamboa), ela encontra refúgio no apartamento de Romina (Dolores Fonzi) , sua melhor amiga. As pré-adolescentes querem passar o tempo todo juntas e compartilham tudo: a escola, as aulas de dança e a idolatria pela ginasta Nadia Comaneci.  Vinte anos depois, elas se reencontram. Romina agora é mãe, enquanto Flor se tornou uma bem sucedida escritora. Uma gostaria de ter a vida da outra e a inveja toma conta dessa relação de muitos anos e tão forte.

As amigas têm temperamentos muito diferentes:  enquanto Romina é sisuda, sempre atenta, desconfiada e preocupada com tudo à seu redor,  Florência é solar, engraçada e muito irresponsável. É óbvio que essa diferença de personalidade seria um gancho maravilhoso para que Novick desenvolvesse seu roteiro com muita incisão - e esse choque rende cenas ácidas e diálogos cortantes entre as duas amigas - 'dizem também que são os melhores amigos que nos dizem as piores verdades'.  A abordagem é justamente essa. 


Muitas eram as opções dentro do cardápio cinematográfico do festival, mas dois motivos me trouxeram até 'O Futuro Adiante': primeiro porque sou um grande apreciador do cinema latino e em seguida porque desde 'Paulina' (2015) todo e qualquer filme que Dolores Fonzi fizer, lá estarei como espectador. Fonzi é uma atriz de presença forte, daquelas atrizes que roubam a cena independente do texto que receba. Pra mim, uma das grandes atrizes argentinas da atualidade.

'O Futuro Adiante' se apoia no universo feminino, mas sobretudo,  é sobre um relacionamento complexo que resiste ao teste do tempo. 

Super Vale Ver !



DIREÇÃO
Constanza Novick

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Constanza Novick
Produção: Lisandro Alonso
Fotografia: Julian Apezteguia
Montagem: Rosario Suárez, Gonzalo Del Val


ELENCO 

Pilar Gamboa, Dolores Fonzi, José Maria Yazpik





Nenhum comentário