Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe' | 2017

NOTA 8.5

Por Rogério Machado

Definitivamente. Nenhuma família é igual a outra. Essa máxima, cai como uma luva na nova aposta Netflix, que também esteve entre os filmes selecionados para o Festival do Rio -  'Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe' (Histórias Novas e Selecionadas), ainda no título (mega longo por sinal) , já sugere que muitas histórias poderiam surgir, ou mesmo ficaram sem ser contadas, ou ainda sugere também que, histórias pra contar nunca faltarão.  Essas são só as melhores, ou piores... quem vai saber?



Na história seremos apresentados à essa família excêntrica onde Harold Meyerowitz (Dustin Hoffman) é o patriarca , casado com Maureen (Emma Thompson) e pai de Matthew (Ben Stiller), Danny (Adam Sandler) e Jean (Elizabeth Marvel). Escultor aposentado e extremamente vaidoso, ele fica satisfeito ao saber que está sendo organizado uma exposição para celebrar seu trabalho artístico. Só que, em meio aos preparativos, Harold adoece e faz com que todos os filhos precisem se unir para ajudá-lo a se recuperar, o que resulta em várias situações que passarão a limpo traumas do passado.

Essas diferenças serão colocadas à mesa das mais diversas maneiras e intensidades, e que resultarão em sequências organicamente cômicas. Mérito claro, da direção de Noah Baumbach, que também assina o roteiro. Expert em dramas existenciais, Baumbach mistura comédia e tragédia da maneira mais peculiar possível - forma essa amparada por um elenco que dispensa apresentações. Pelas ótimas performances, cenas corriqueiras se transformam em grandes acontecimentos.

Que Hoffman , Stiller e Thompson sempre são incríveis presenças em toda e qualquer produção, todo mundo sabe. Mas que Adam Sandler, iria surpreender, pouca gente apostava.   Há muito tempo o ator não acertava no tom, que geralmente imprimia um tom infantil em praticamente todos seus personagens. Aqui percebe-se que há maturidade até nas intenções:  os exageros nos ataques de fúria de seu personagem ainda existem, melhores pontuados pelo ator e melhores justificados pelo roteiro. A elevação de seu ânimo para o estresse completo, entretanto, ainda apresenta um pouco de artificialidade, sendo todas presas à explosão abrupta, e nenhuma à raiva gradual. Sua performance quando mais íntima, de fato, convence muito, sendo intensificada pelo roteiro eficiente.

'Os Meyerowitz' é sobretudo um filme de atores - talento que se sobrepõe a talento, e onde o exercício da arte se faz presente de maneira brilhante. 



Vale Ver !

DIREÇÃO
Noah Baumbach

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Noah Baumbach
Produção: Scott Rudin, Eli Bush,  Lila Yacoub
Fotografia: Robbie Ryan 
Montagem: Jennifer Lame
Estúdio: Netflix
Distribuidora: Netflix

ELENCO 

Adam Sandler, Ben Stiller ,Emma Thompson ,Dustin Hoffman, Grace Van Patten, Candice Bergen, Elizabeth Marvel, Rebecca Miller, Judd Hirsch ,Adam Driver, Sigourney Weaver, Michael Chernus, Gayle Rankin

Nenhum comentário