Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Terra Selvagem' | 2017

NOTA 8.5

Por Karina Massud  @cinemassud 


Montanhas, muito frio, neve e um silêncio desolador pra muitos, calmante pra poucos. Um belo lugar na reserva indígena de Wind River no estado americano de Wyoming, que serve de cenário para o drama policial na estréia de Taylor Sheridan como diretor ( ele é também roteirista dos sensacionais “Sicário” e “A Qualquer Custo”). Que estreia, hein?!

A trama começa quando Cory ( Jeremy Renner), caçador de animais selvagens e rastreador, encontra um corpo no gelo. O FBI manda a agente Jane ( Elizabeth Olsen) para investigar a misteriosa morte, mas ela chega sofrendo retaliação dos locais por não estar adaptada ao clima gelado e ao local inóspito, por isso Cory vai ajudá-la nas investigações já que conhece o local com a palma de sua mão.


A vida ainda é bruta e rústica por lá, animais selvagens como leões e lobos são mortos sem dó nem piedade a fim de não acabarem com os rebanhos ( algo impensável nos dias politicamente corretos que vivemos, mas não em Tundra) e os moradores parecem ter um código moral próprio. Jeremy Renner está excelente como Cory, um homem que ganha a vida caçando esses predadores; com o assassinato brutal da moça descendente de índios,os fantasmas do seu passado voltam com força total.

A primeira metade do filme é um drama familiar mais lento que se desenrola mostrando as histórias de cada personagem. A investigação dos crimes é acelerada na segunda parte, e o filme se torna um thriller policial com cenas de flashback decisivas e uma sequência de embate incrível, um tiroteio de tirar o fôlego do espectador, tudo potencializado pelo frio cruel que não cessa. Uma única ressalva é que talvez a resolução tenha sido dada de forma muito rápida.

Diante de tantas atrocidades cometidas atualmente por preconceito racial, a segregação em relação aos indígenas dentro de sua própria terra natal e porque não, dos locais com forasteiros, são mostrados até que suavemente. Aliás, esse é um tema bem oportuno a ser tratado em tempos de governo Trump, onde o ódio/rivalidade racial  (beligerância de uma maneira geral) e separatismo, são
incentivados diariamente na política das altas cúpulas.

'Terra Selvagem', que também é destaque no Festival Internacional do Rio, é 
visceral sem ser piegas, onde a dor irreparável da perda de um filho se mescla aos diálogos inteligentes e a violência desumana.

Taylor Sheridan é um roteirista sensacional e diretor sensível que traz um novo “western” para as telonas, unindo drama familiar e pessoal,mas trazendo um conteúdo político-social importante. Aguardamos ansiosos por suas próximas produções.


Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Taylor Sheridan

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Taylor Sheridan
Produção: Elizabeth A. Bell, Peter Berg
Fotografia: Ben Richardson
Trilha Sonora: Nick Cave, Warren Ellis
Estúdio: Acacia Filmed Entertainment, Film 44
Montador: Gary Roach
Distribuidora: Califórnia Filmes

ELENCO
Althea Sam, Apesanahkwat, Austin R. Grant, Chris Romrell, Dallin Tusieseina, Elizabeth Olsen, Eric Lange, Gabe Casdorph, Gil Birmingham, Graham Greene, Hugh Dillon, Ian Bohen, James Jordan, Jeremy Renner, Jon Bernthal, Julia Jones, Kelsey Asbille, Martin Sensmeier, Mason D. Davis, Matthew Del Negro, Shayne J. Cullen, Tantoo Cardinal, Teo Briones, Tokala Clifford, Tyler Laracca





Nenhum comentário