Adsense Cabeçalho

Matéria Especial : Batman... um burro? Elementar...

Por Vinícius Martins @cinemarcante 



Em 2016, o mundo cinéfilo virou de cabeça para baixo após o lançamento do blockbuster 'Batman v Superman: a Origem da Justiça'. Logo de início, revisa-se na produção os acontecimentos trágicos do final de 'O Homem de Aço' (2013) sob a perspectiva de Bruce Wayne (*alerta de spoiler* Bruce Wayne é o Batman**). 

Na cena em questão, vemos Bruce chegando em uma Metrópolis dizimada, em plena devastação, com gritos agonizantes e prédios ruindo. Bruce então corre até a torre Wayne e descobre que muitos dos seus funcionários morreram, incluindo Jack (aquele velho que ninguém sabe quem é e ninguém se importa), que aparentemente tinha algum vínculo de amizade com o bilionário. A partir de então, fica sugerido que Bat… ops, Bruce ficou ressentido com o herói da capa vermelha.



Bruce começa então uma investigação aprofundada sobre a figura endeusada do Superman, a fim de descobrir seus pontos fracos, sua origem e sua identidade civil. E é exatamente nesse ponto que a trama começa a ficar conflitante.

Primeiramente, não fica explícito como, para o Batman, chegou-se a conclusão (ou à informação) de que kriptonita é algo nocivo contra o Superman. Ao deduzir isso, ele (acertadamente) teve seu coelho tirado da cartola. O melhor detetive do mundo, com o maior acervo de recursos para saber o que quiser, deve ter tido um meio de chegar nessa conclusão sem que os espectadores notassem - então vamos ignorar esse fato, afinal, ele é o Batman. Mas tendo investigado tão minuciosamente sobre o Superman como ele aparenta ter investigado, com todo o ódio que emanava de seus olhos, algumas coisas deveriam ser diferentes, principalmente em seu julgamento. Vamos aos pontos que nos levam a questionar se o Batman foi ou não foi burro no filme referido.

1 - A Intenção


Para início de conversa, qualquer imbecil conseguiria ver que o Superman salvou o dia e o mundo naquela ocasião em Metrópolis, e que apesar da destruição causada pelo confronto, sua interferência resultou num dano muito menor do que o inicialmente intencionado pelo cara mau, Zod. Se o Batman tivesse visto a situação como um todo, sem levar para o lado pessoal e visando o quão pior poderia ter sido sem o Superman, ele perceberia que o alienígena do cabelo engomadinho não era uma ameaça.

2 - O Rosto do Inimigo

Se você odeia alguém ao extremo e passa meses estudando a pessoa, quando estiver diante dela vai deixar de reconhecê-la só porquê ela está de óculos?
Foi feito um estudo, tempos atrás, que indicava que uma pessoa desconhecida, passando na rua por outra pessoa desconhecida que estivesse parada, poderia ser reconhecida ao passar uma segunda vez em seguida, mas que se colocasse óculos de grau então seria uma nova desconhecida para a pessoa parada e não a mesma que havia passado ainda há pouco. Isso é um estudo válido? É, e um bom argumento também (Não encontrei o link do artigo que li apresentando esse estudo, mas aqui está um artigo similar, caso você se interesse em saber mais: clique aqui. Mas se você vê o mesmo rosto na mídia por dois anos, o estuda e o odeia (dizem que o ódio é uma forma de idolatria), então como poderia ficar diante dele sem reconhecê-lo? É como não conseguir reconhecer a Beyoncé só porque ela está com seus óculos de leitura. E foi exatamente o que aconteceu na cena de diálogo entre Clark e Bruce na festa proposta por Lex Luthor. Bruce Wayne estava familiarizado com o rosto do Superman, então deveria tê-lo reconhecido.


3 - O Reconhecimento

E se o Batman tivesse de fato reconhecido o Superman quando conversava com Clark na festa? Isso, meus amigos, seria ainda pior.
MAS POR QUE SERIA PIOR?
Porque aí significaria que Bruce, ao descobrir a identidade civil do Superman, deixou de fazer uma varredura sobre a vida do inimigo. Se fosse esse o caso, então ele teria sido relapso (coisa que ele não é), ou, se a pesquisa sobre Clark fosse feita, Bruce poderia ter sabido que o nome da mãe dele era Martha, o que torna a cena icônica e controversa da resolução do confronto ainda mais tola. De qualquer forma, houve burrice nesse quesito sim.

4 - A Batalha

Não sei de onde o Batman tirou que poderia vencer o Superman nesse filme. Na HQ 'The Dark Knight', assim como em sua respectiva animação 'O Cavaleiro das Trevas' (que não tem relação com os filmes do Christopher Nolan), o vigilante de Gotham sai no tapa com o Homem de Aço e faz justiça ao termo pancadaria; em 'BvS', o Batman depende da benevolência e da paciência de Superman, porque é nítido que se fosse a intenção do 'alienzão' quebrar o bilionário no meio conseguiria fácil fácil. Batman foi burro em não reconhecer a supremacia do Super-Homem e não notar sua intenção de diálogo quando o mesmo desceu do céu sob a chuva noturna de Gotham.


5 - O Resultado

Como assim o Batman acaba de cair no tapa com o Superman, vai salvar a mãe do cara e diz pra ela "sou um amigo do seu filho"? Não se vira a casaca assim de uma hora pra outra, mesmo que se tenha tido uma epifania. Dentro do filme, toda a treta se transformou em uma amizade com unicórnios em menos de vinte minutos - e estou falando sobre o tempo dentro do filme, não sobre a duração das cenas.

6 - O Mordomo

Talvez tudo isso seria resolvido se o Alfred fosse um cara mais velho. No filme, o ator Jeremy Irons poderia passar facilmente por um irmão pouco mais velho de Bruce. Pra ser o Alfred tinha que ser um coroa, daqueles que tem a sabedoria na voz; tanto é que em uma cena de debate entre Bruce e Alfred, o mordomo chega a dizer para o Homem-Morcego que o Superman não é uma ameaça, mas o herói não lhe dá ouvidos. Se fosse Michael Caine ou Morgan Freeman, a coisa teria sido diferente.


E aí, concorda ou discorda que isso tudo poderia ter sido evitado se o Batman não fosse tão burro nesse filme? Ele foi marionete do Lex Luthor, virou a folha na hora de descer a lança, se fez de cego e ainda pagou de sentimental por causa do nome da mamãe (curiosamente, o nome da minha mãe também é Marta, então, se eu caísse no tapa com o Batman algum dia, pelo menos já teria esse truque na manga caso ele conseguisse quase me matar...).

Lamento informar, meus amigos, mas o Batman de Zack Snyder em seu filme de apresentação foi um tremendo pateta. Em 'Liga da Justiça' veremos uma versão do herói mais madura e, tomara, que tenha aprendido com os próprios erros.




'Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo' 

Nenhum comentário