Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Jim & Andy: The Great Beyond | 2017

NOTA  10

Por Rogério Machado 


Andy Kaufman foi o que o showbiz costuma chamar de um grande entertainer, mas não no sentido único e literal da palavra. Sua arte , quase sempre incompreendida,  foi além das paredes de um estúdio ou dos quatro cantos de um palco. Ator, comediante, cantor, dançarino; Kaufman, ainda tinha um alter ego - Tony Clifton, um sujeito mal humorado e falastrão que vez por outra se apossava dele. Ele era tudo em um só. É sobre essa arte que o fazia quase como que um personagem de si mesmo, é que Jim Carrey se debruçou ao filmar em 1999 a cinebiografia 'O Mundo de Andy' (2000). A experiência gerou esse fantástico documentário recém lançado pela Netflix. 


A ideia do documentário começou ainda durante a produção do filme dirigido por Milos Forman. Carrey combinou com Lynne Margulies e Bob Zmuda, respectivamente a namorada e melhor amigo de Kaufman que os dois seriam responsáveis pela produção de filmagens de bastidores, a serem utilizadas posteriormente em um making of ou material semelhante. No entanto, como Carrey começou a agir como Kaufman (ou Tony Clifton, claro) praticamente 24 horas por dia, irritando – e assustando – praticamente todo mundo no set, a Universal determinou que toda essa filmagem não poderia ver a luz do dia para que, segundo Carrey, “as pessoas não achassem que ele é um babaca”, reduzindo assim as chances de sucesso da obra no cinema. E assim foi feito: as fitas ficaram guardadas com Carey até que, bem recentemente, a produção do documentário, dirigido por Chris Smith, retomou o projeto e o resultado já pode ser visto nas telas. 

Jim Carrey, que depois de grandes filmes como 'O Show de Truman' (1998) e 'Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças' (2004), diminuiu a batida e desacelerou um pouco a carreira, é um ator que hoje já não precisa provar nada pra ninguém e que certamente escolherá somente papéis com os quais se identifica. Talvez por isso, todas as suas produções, sejam pro lado mais indie ou cult, ou ainda um besteirol , traduzam tanta verdade. 

É nítida a emoção por parte de Carrey ao ter participado de tal empreitada, e estranhamente, de alguma forma, as personas de Carry e Kaufman se confundam tanto. Não somente pela identificação enquanto artista e no surrealismo presente no trabalho do ícone, mas também como pessoa e personalidade. Esse selo de 'homem sem protocolos' caiu como uma luva em Carrey - por tudo aquilo que conhecemos da carreira do ator, é inevitável não criar essa conexão. Tanto que em determinado momento, seria inevitável também o documentário não centra-se em Carrey. 

A Netflix tem se especializado nesse nicho de documentários, e 'Jim & Andy' sinaliza que outras boas produções do gênero sempre terão lugar cativo por lá. O documentário estreou na plataforma de streaming no último dia 17 de novembro. 


Super Vale Ver ! 

DIREÇÃO
Chris Smith

EQUIPE TÉCNICA

Produção: Vice Films
Fotografia: Brantley Gutierrez
Montagem: Barry Poltermann
Música: Randall Poster & Meghan Currier
Distribuição: Netflix

ELENCO

Jim Carrey, Peter Bonerz, Danny DeVito, Miloš Forman, Paul Giamatti, Hugh Hefner, Elton John, Jerry Lawler, Courtney Love




Nenhum comentário