Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Logan Lucky - Roubo em Família' | 2017

NOTA 9.5

Por Rogério Machado

'Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão'....  

Esse ditado incutido no imaginário popular é tão forte que até nos faz torcer para que o marginal se dê bem nos roubos mega engenhosos em produções que dão foco a esse tipo de episódio. O mais novo deles é o inventivo 'Logan Lucky - Roubo em Família, que também esteve entre a seleção do último Festival do Rio e passou timidamente pelos cinemas no mês passado. 



No história, conheceremos o durão Jimmy Logan (Channing Tatum), que após uma injusta demissão procura seu irmão, Clyde (Adam Driver), com a proposta que ele lhe ajude em um elaborado assalto. A ideia é roubar um cofre localizado bem abaixo de um badalado autódromo local, aproveitando que os sensores sísmicos foram desligados devido às obras no local realizadas justamente pelo antigo trabalho de Jimmy. Para tanto, eles precisam da ajuda de Joe Bang (Daniel Craig), um especialista em explosivos, que está na prisão. Com isso, os irmãos Logan, tidos inclusive como grandes azarados, elaboram um plano para que Joe deixe a prisão sem ser notado, de forma que possa realizar o trabalho junto com eles.

Na direção, o emblemático Steven Soderbergh, da série de filmes 'Onze Homens e um Segredo' (2001). Pela destreza nesse tipo de trama rebuscada (no melhor sentido da palavra), e que exige também um pouco de agilidade de pensamento, era mesmo de se esperar que aqui não veríamos um filme de roubo qualquer - a inteligência não só da condução mas pelo desfecho improvável, confirmam a habilidade do mestre em saber impressionar o público com os famosos plot twists. Tudo regado com muita música country e rock clássico dos anos 70 e uma pegada pop sempre vista na maioria de suas produções. 

O mais gostoso no novo filme de Soderbergh é que ele mistura eficientemente muitos elementos numa trama só,  e ao mesmo tempo faz essa mesma trama crível. Reconhecemos o drama familiar, o romance, a trama policial, o suspense - todos eles muito bem condensados e sem destoar uns dos outros. 

Tamanha a destreza ao combinar um com outro e sem concentrar esforços em tramas paralelas, mas que usadas de forma inteligente , colaboram para que esses amáveis ladrões ganhem aos poucos o coração do público. Um grande exemplo disso é a vida em família de Jimmy e o doce relacionamento com a filha Sadie - a adorável atriz mirim Farrah Mackenzie. O momento em que ela canta  ' Take Me Home, Country Roads' do John Denver num concurso de talentos infantis  é de uma delicadeza sem fim, e qualquer semelhança com 'Pequena Miss Sunshine'... ah, é mera coincidência. 

Super Vale Ver !




DIREÇÃO
Steven Soderbergh

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Rebecca Blunt
Produção: Channing Tatum, Gregory Jacobs, Mark Johnson, Reid Carolin
Fotografia: Steven Soderbergh
Trilha Sonora: David Holmes
Estúdio: Free Association, Trans-Radial Pictures
Montador: Steven Soderbergh
Distribuidora: Diamond Films

ELENCO


Adam Driver, Alex Ross, Ann Mahoney, Boden Johnston, Brad Keselowski, Brian Atkinson, Brian Gleeson, Channing Tatum, Charles Halford, Daniel Craig, Daniel Jones, David Denman, Eric Perez, Farrah Mackenzie, Jack Quaid, Jim O'Heir, Jon Eyez, Joshua Hoover, Katherine Waterston, Katie Holmes, L.A. Winters, Lauren Revard, Rebecca Koon, Riley Keough, Ryan Blaney, Seth MacFarlane, Sutton Johnston, Tom Archdeacon, Whitney Graham, William Mark McCullough

Nenhum comentário