Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Victoria & Abdul : O Confidente da Rainha' | 2017

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 


Costumo dizer que amizades verdadeiras não podem ser forjadas, elas simplesmente acontecem e vão toda contra sorte de dificuldades, de posições contrárias ou convenções. 'Victoria & Abdul - O Confidente da Rainha' que chega aos cinemas nesse 16 de novembro nos conta sobre uma amizade real (literalmente real) entre a Rainha Victoria e um simples servo indiano. 


A longa baseado no livro 'Victoria & Adbul: The True Story of the Queen’s Closest Confidant', de Shrabani Basu tem seu início em 1887 na cidade de Agra, na Índia. É lá que dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres de forma a presentear a rainha Victoria (Judi Dench) com uma valiosa moeda local durante seu jubileu. Ao chegar, tanto Abdul (Ali Fazal) quanto Mohammed (Adeel Akhtar) estranham bastante os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha. Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca. Tamanha ousadia chama a atenção da rainha Victoria, que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro. Esta decisão não agrada nem um pouco a corte inglesa, que não entende como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria. É a partir daí que seu filho Bertie (Eddie Izzard) juntamente com outros membros da corte farão de tudo para que essa união repentina e improvável chegue ao fim.

Pela sinopse e principalmente por ter Mrs Dench como protagonista vivendo o papel de uma rainha, eu pensava que iria ver um filme sisudo e muito dramático, mas ao contrário disso,  o que vi foi totalmente o contrário:  o longa é solar e cheio de humor (muito apurado por sinal).  As cenas entre a Rainha e a Corte Real têm profundo carisma, e Dench faz um contraponto interessante nesse flerte com a comédia, apesar da expressão inicial carrancuda, ela proporciona sequências naturalmente engraçadas. Outras cenas hilárias, acontecem entre os amigos Abdul e Mohammed, este último foi à Inglaterra a contra gosto e a todo tempo culpava o amigo pela estadia se prorrogar. Me lembrei então que o longa tem a direção do britânico Stephen Frears (do impagável 'Florence - Quem é essa Mulher' - 2016) e o humor afinado (ou refinado) , se justificou. 

Outro ponto que provoca boas sequências é o choque cultural, tanto nos usos e  costumes quanto na alimentação, hindus e ingleses são totalmente opostos e esse mote é usado quase em todo o tempo por Frears, e de maneira inteligente, ainda que não tenha frescor usar tal argumento, a naturalidade das superlativas interpretações elevam o nível do lugar comum. 

'Victoria & Abdul' nos leva do riso à lágrima com muita facilidade e tem no elenco a principal razão de se tirar um tempo para a sessão. Dench é uma aparição na tela (como de costume) é Ali Fazal, uma grata surpresa. O longa de Frears nos conta sobre uma amizade sincera que quebrou protocolos e mudou a vida de uma rainha amarga, ainda que por poucos anos. Recomendo com louvor. 


Super Vale Ver ! 

DIREÇÃO
Stephen Frears

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Lee Hall
Produção: Beeban Kidron, Eric Fellner, Tim Bevan, Tracey Seaward
Fotografia: Danny Cohen
Trilha Sonora: Thomas Newman
Estúdio: BBC Films
Montador: Melanie Oliver
Distribuidora: Universal Pictures

ELENCO

Adeel Akhtar, Ali Fazal, Amani Zardoe, Eddie Izzard, Fenella Woolgar, John Stahl, Jonathan Harden, Judi Dench, Julian Wadham, Kemaal Deen-Ellis, Michael Gambon, Olivia Williams, Paul Higgins, Robin Soans, Ruth McCabe, Simon Callow, Simon Paisley Day, Sophie Trott, Sukh Ojla, Tim McMullan, Tim Pigott-Smith

Nenhum comentário