Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Corpo e Alma' | 2017

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


'Neve... dois cervos se entreolham no meio daquela imensidão branca. Existe uma tensão incomum nos olhos dos animais, um deles desvia o olhar e em seguida some no meio da floresta...'

'Corpo e Alma', foi o grande vencedor do Festival de Berlim esse ano, foi um dos filmes mais bem recomendados durante o Festival do Rio, e para completar, o longa húngaro é um dos nove pré selecionados ao Oscar de Melhor filme estrangeiro para o ano de 2018. O filme, que estreia comercialmente nas salas brasileiras essa semana, é uma história de amor incomum, sensorial e doce.



No filme conheceremos ​Maria (Alexandra Bórbely), que trabalha há pouco tempo em um abatedouro, onde é responsável pelo controle de qualidade. Na hora do almoço na cantina, a jovem sempre escolhe uma mesa isolada onde fica em silêncio. Ela leva seu trabalho a sério e segue estritamente as regras. Seu chefe Endre (Morcsányi Géza) é pouco mais velho que ela e também é do tipo calado. Aos poucos, eles começam a se conhecer, reconhecer seu 'parentesco espiritual', e ficam impressionados ao descobrir que têm os mesmos sonhos durante a noite.

A direção é da veterana Ildikó Enyedi, mas que não filmava há quase vinte anos. Seu retorno é providencial, uma vez que percebemos em 'Corpo e Alma' um qualidade única, poucas vezes vista, onde o selvagem se mistura ao onírico, onde a paixão carnal se mistura ao amor platônico. O roteiro trabalha com calma as intensões de cada personagem - nada é tratado superficialmente, nem o sexo, nem o amor - o compasso da trama é marcado justamente pela larga escala de tempo dedicado ao sentimento que surge vagarosamente entre os dois, no meio da incompreensão de ambos para algo que realmente se dividia entre sonho e realidade (literalmente).

'Corpo e Alma' nos faz pensar (ou seria repensar?) sobre as dores e os sabores de um amor (im)possível, alegórico, e que pode ou não existir apenas em nossos sonhos. É um filme que tenderá a falar mais profundamente aos mais introspectivos ou até quem sabe, sonhadores. 


Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Ildikó Enyedi

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Ildikó Enyedi
Produção: Ernö Mesterházy,András Muhi,Mónika Mécs
Fotografia: Máté Herbai
Trilha Sonora: Adam Balazs
Montador: Károly Szalai
Distribuidora: Imovision

ELENCO

Alexandra Borbély, Géza Morcsányi, Zoltán Schneider, Ervin Nagy, Tamás Jordán, Zsuzsa Járó, Réka Tenki

Nenhum comentário