Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Extraordinário' 2017

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


'Se tiver de escolher estre estar certo ou ser gentil,  escolha ser gentil...' 

Essa e tantas outras frases de efeito fazem parte do universo do best seller 'Wonder' , da escritora americana Raquel Jaramillo, que assina sob o pseudônimo de R.J. Palacio. 'Extraordinário' sua versão em português, ganhou uma adaptação para os cinemas com ninguém mais , ninguém menos do que Julia Roberts, Owen Wilson e o incrível Jacob Tremblay, que emocionou o mundo no indicado ao Oscar 'O Quarto de Jack'. O longa, que chega os cinemas no Brasil no dia sete de dezembro, já nasce com a função de ser a história inspiradora do ano... e precisamos dizer: ele consegue.



O longa narra a  emocionante história de August Pullman (Tremblay). 
Ele nasceu com uma rara deficiência facial chamada de síndrome de Treacher Collins, que o deixou com a face deformada. Motivo esse que até agora, o impediu de ir a uma escola, sendo educado e ensinado por sua dedicada mãe Isabel (Roberts). Auggie se torna um garoto super inteligente e até muito maduro pra sua idade, e ainda por cima , o mais improvável dos heróis quando ingressa na 5ª série de uma escola convencional. Sua família, seus novos colegas de classe (que a princípio resistiram a presença do garoto, e como não poderia deixar de ser, sofreria muito bullying em função de sua aparência)  e a comunidade em geral (pais e mestres) lutam no desenvolvimento da compaixão e da aceitação, e a extraordinária jornada de Auggie os unirá e provará que não é possível se misturar quando se nasce para se destacar. 

Todo mundo já está escolado de saber que adaptações literárias no cinema são sempre motivo para se ficar com um pé atrás. As comparações sempre serão inevitáveis e por mais que se tente condensar um livro inteiro em duas horas de filme, o resultado nunca será tão fidedigno assim. Não li o livro, mas enquanto apreciador do cinema, nesse tipo de produção, parto de um princípio muito simples: o quanto um filme, sobretudo nessa temática, conseguirá me prender e me emocionar sem me entediar. 'Extraordinário' tem esse poder - o de conquistar e emocionar, e o melhor,  sem ser piegas. Confesso que esperava um desses filmes em que saímos do cinema com os olhos vermelhos e a voz embargada, mas isso não acontece, o que se torna um ponto positivo. A trama tem pontos de emoção, mas não descamba no dramalhão. O que conta aqui, é o quanto o pequeno Auggie supera as dificuldades de sua existência e não o que o leva a ser discriminado por sua condição. Uma vez que essa vitimização não ocorre desenfreadamente, o filme passa a ganhar tons mais leves, e se torna uma aventura deliciosa, cheia de lirismo e carisma. 

O que provavelmente acontece no livro e o diretor Stephen Chbosky (do inestimável 'As Vantagens de Ser Invisível' - 2012) repete no filme, é  dividir o livro em capítulos com as histórias  paralelas de Via (Izabela Vidovic), irmã de Auggie, Jack Will (Noah Jupe), seu melhor amigo, e Miranda (Danielle Rose Russell), a melhor amiga de Via. Repartir a narrativa e mostrar os dramas e medos dos personagens que, cada um a sua maneira, interferem direta ou indiretamente na vida de Auggie, não só apresenta outras perspectivas da história como também tira de foco o problema daquele só queria ser um garoto como outro qualquer. Outro ponto à favor da produção. 

'Extraordinário' não é exatamente um grande filme, mas cumpre seu papel em dar o recado com precisão e cuidado.  O longa ainda conta com a nossa Sônia Braga que vive a avô de Auggie e Via, que infelizmente só tem uma cena, mas de uma beleza e relevância sem igual. 


Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Stephen Chbosky

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Steve Conrad
Produção: David Hoberman, Todd Lieberman
Fotografia: Don Burgess
Estúdio: Lionsgate Films, Mandeville Films, Participant Media, Walden Media
Montador: Mark Livolsi
Distribuidora: Paris Filmes

ELENCO

Ali Liebert, Bryce Gheisar, Danielle Rose Russell, Daveed Diggs, Elle McKinnon, Emma Tremblay, Izabela Vidovic, Jacob Tremblay, Julia Roberts, Kyle Breitkopf, Mandy Patinkin, Millie Davis, Nadji Jeter, Owen Wilson, Rachel Hayward, Sonia Braga



Nenhum comentário