Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Rei do Show' | 2017

NOTA 9.0

Por Rogério Machado

Nunca escondi meu fraco por musicais. Minha predileção pelo gênero que marcou a Era de Ouro do cinema americano, é por vezes capaz de me fazer passar por cima de alguns deslizes em que uma ou outra produção do gênero caem, como a tendência em ser repetitivo por exemplo. Minha curiosidade sobre 'O Rei do Show' foi aumentando à medida que fui sabendo mais detalhes da produção - que era baseado numa história real foi uma delas. Já com respeito à performance de Hugh Jackman, uma certeza desde a escalação: se tudo falhasse, o protagonista seria aquele que salvaria o espetáculo, e foi.. quer dizer, não foi só dele o mérito do bom trabalho visto na produção. 



O filme conta a história real de P.T. Barnum (Hugh Jackman), um showman empreendedor conhecido como "Príncipe das Falcatruas". Entre suas criações estão um museu de curiosidades e um circo próprio, em que eram apresentados animais, freaks e fraudes de todo tipo. Lá ele inventou o “O Maior Espetáculo da Terra”, em cartaz até hoje no Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus. Ao seu lado, a esposa sempre fiel e amável Charity (Michelle Williams) e suas duas filhas,  que não só o preenchiam de amor, mas também embarcavam nos sonhos malucos de Barnum.

Ainda que o filme de certa forma tenda, por razões óbvias, a romantizar a persona do pai do showbusiness - pois a história real diz que ele mascarava o real interesse em criar, aos olhos de todos, um show de horrores dizendo que queria dar voz aos esquecidos e desprezados por terem defeitos físicos... quando seu único intento era lucrar a qualquer custo em cima daqueles a quem ele elegeu pra isso -  o musical se revela forte, envolvente e acaba sendo uma ode às diferenças.  A trilha sonora, a essência de um musical, é sem dúvida o ponto alto da produção: as canções de pegada contemporânea que fazem um contraste super interessante com a época em que o filme se passa (século 19), foram  compostas por Benj Pasek e Justin Paul, os caras responsáveis pela trilha de “La La Land: Cantando Estações”, que inclusive rendeu um Oscar à dupla. 

O elenco todo é uníssono e realiza um trabalho impecável, mas além do protagonista, Jackman, que se revelou em 'Os Miseráveis' (2012), uma promessa ao gênero, destaco também a ótima participação de Zack Efron - para quem se mostrou pela primeira vez cantando e dançando em 'High School Musical' há mais de 10 anos atrás, o rapaz prova que ainda tem muito a apresentar para o mundo do entretenimento, o talento de Efron para tal é incontestável. 

Musical é o gênero com o qual mais me identifico dentro da sétima arte, talvez porque música tenha o poder de tocar a alma, e em 'O Rei do Show', esse feeling se potencializa pela mensagem central nos dizer sobre inclusão. Pode ser que P. T. Barnum tenha feito tudo que fez por querer dinheiro fácil, mas talvez ele não tenha se dado conta que acabou fazendo algo genuíno: mostrou que há beleza no que aparentemente é feio, e fez do mundo um lugar melhor ao criar o conceito do entretenimento.


Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Michael Gracey

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Bill Condon, Jenny Bicks
Produção: Jenno Topping, Laurence Mark, Peter Chernin
Fotografia: Seamus McGarvey
Trilha Sonora: Benj Pasek, Justin Paul
Montador: Joe Hutshing, Jon Poll, Michael McCusker, Robert Duffy, Spencer Susser, Tom Cross
Distribuidora: Fox Film

ELENCO
Austyn Johnson, Betsy Aidem, Byron Jennings, Cameron Seely, Damian Young, Danial Son, Daniel Everidge, Ellis Rubin, Eric Anderson, Fredric Lehne, Hugh Jackman, Kathryn Meisle, Keala Settle, Linda Marie Larson, Michelle Williams, Paul Sparks, Radu Spinghel, Rebecca Ferguson, Sam Humphreys, Skylar Dunn, Timothy Hughes, Tina Benko, Will Swenson, Yahya Abdul-Mateen II, Yusaku Komori, Zac Efron, Zendaya



Nenhum comentário