Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Jumanji - Bem-Vindo à Selva

NOTA 8.0

“O Clube dos Cinco Quatro”

Por Vinícius Martins  @cinemarcante 


Existe um filme com Dwayne Johnson chamado ‘Bem-Vindo à Selva’, onde o famoso The Rock contracena com o eterno Stifler (Seann William Scott) em meio a uma corrida no meio do mato tendo que aturar macacos tarados e conflitos paternos mal resolvidos. Existe também 'Jumanji’, que é aquele filme do jogo de tabuleiro que faz as coisas aparecerem conforme se vai jogando. Não confunda esses filmes, porque ‘Jumanji: Bem-Vindo à Selva’ não é a junção deles, por mais que o título possa sugerir isso (e que ambos tenham Dwayne Johnson passando um perrengue num cenário arborizado). Este novo filme é, na verdade, a continuação daquele épico (e hoje extremamente nostálgico) dirigido por Joe Johnston, de 1995, que é estrelado por Robin Williams.


O novo filme sobre o jogo Jumanji parece um mix de gêneros e clássicos da sessão da tarde. É fácil lembrar de ‘O Clube dos Cinco’, 'Quero Ser Grande’, 'De Repente 30’, e, obviamente, 'Garota Veneno’. Esta é a história de um grupo de jovens sem nada forte em comum que se vê na detenção e que, ao fazerem uma escolha, se vêem em outros corpos, mais velhos, tendo que lidar com dilemas e situações de que não estão habituados. Isso não parece familiar? Claro que é! Se você for velho o bastante para ter pego a era de ouro das tardes da Globo, você com certeza vai saber do que estou falando (se você for uma criança que veio parar aqui através do link na crítica com palavrões, pergunte aos seus pais sobre esses filmes e os assista; isso vai ajudar na formação do seu caráter cinéfilo). Fora que o enredo de troca de corpos é um vício saudável da indústria, que tenta sempre se renovar de alguma maneira. Nesse filme, os personagens são sugados para dentro do vídeo game e se tornam os avatares que escolheram antes de jogar. 

E o que sai dessa brincadeira é um festival de exploração de estereótipos, com a sempre clichê mensagem bonitinha e fofa de que “não devemos desrespeitar e pisar no coleguinha”. O maromba vira um baixinho, a anti social vira um mulherão, o nerd magricela vira um fortão e a patricinha vira um obeso de meia idade. Todos os personagens são bons, e os atores tão bons quanto. Se a função do filme é divertir despretensiosamente, então a missão pode ser dada como cumprida. Um dos pontos fortes do filme é Dwayne Johnson (ba-dum-tisss), com seu olhar fatal que vem sempre acompanhado de uma pose automática e do grasnido de uma águia. Se isso já te parece hilário ou extremamente cafona, devo dizer que a alma do humor no filme está nas mãos de Jack Black. Black encarna a patricinha com uma perfeição sem igual, afeminado e com todos os traços da personalidade da jovem loira a quem ele dá vida no jogo. Com o trabalho de elenco feito pelos quatro protagonistas, é perceptível a personalidade de cada um tanto em suas figuras jovens e humanas quanto nas figuras que se tornam ao serem sugados para o vídeo game.

Apesar de o subtítulo da sequência de 'Jumanji’ ser um bocado piegas, ele descreve bem espírito que a produção evoca. Personagens secundários carismáticos, um vilão meia boca e uma boa dose de gargalhadas (assista com a sala lotada, vai ser diversão garantida) fazem desse filme uma sessão pipoca das mais deliciosas que você terá.


Vale Ver ! 

DIREÇÃO
Jake Kasdan

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Chris McKenna, Erik Sommers, Jeff Pinkner, Scott Rosenberg, Zach Helm
Produção: Matthew Tolmach, Mike Weber, Ted Field, William Teitler
Fotografia: Gyula Pados
Trilha Sonora: Henry Jackman
Estúdio: Matt Tolmach Productions, Radar Pictures, Sony Pictures Entertainment (SPE)
Montador: Mark Helfrich, Steve Edwards
Distribuidora: Sony Pictures

ELENCO

Alex Wolff, Bobby Cannavale, Carlease Burke, Dwayne Johnson, Jack Black, Jamie Renell, Jason New, Karen Gillan, Kat Altman, Kevin Hart, Madison Iseman, Marc Evan Jackson, Maribeth Monroe, Marin Hinkle, Mason Guccione, Michael Shacket, Missi Pyle, Morgan Turner, Najah Jackson, Natasha Charles Parker, Nick Jonas, Rhys Darby, Rob Mars, Rohan Chand, Sean Buxton, Ser'Darius Blain, Steve Dunlevy, Tait Fletcher, Tracey Bonner

Nenhum comentário