Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Artista do Desastre' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


'...Decadência com elegância...'  

Rir da própria desgraça é o melhor remédio e a única saída para os altivos, orgulhosos...  leio dessa forma a personalidade do excêntrico Tommy Wiseau, ator e diretor que tinha um sonho de fazer um filme e correu atrás disso. Dessa persistência, nasceu 'The Room' (2003), considerado um dos piores filmes já produzidos. 'O Artista do Desastre', que estreia em circuito comercial no Brasil nesta quinta, narra os bastidores dessa comédia dramática. 


O filme é nada mais nada menos que uma homenagem e mostra a verdadeira história por trás da produção, um clássico cult chamado de “o Cidadão Kane dos filmes ruins”. Desde seu lançamento em 2003, o filme vem cativando o público no circuito midnight (filmes exibidos às meia noite) com sua história desconjuntada, atuações dissonantes e diálogos inexplicáveis. Cada faceta do filme impressiona, assim como a misteriosa e magnética performance de seu criador e protagonista, Tommy Wiseau (James Franco). Este filme reconta a produção a partir das lembranças de Greg Sestero (Dave Franco), amigo de Wiseau e co-estrela relutante do longa.

Dentre as mais variadas qualidades do filme, está a forma de tratar com respeito tamanha decadência. O título, que graças os deuses da cinefilia não foi modificado no Brasil, já dá uma prévia do que nos espera. James Franco está sem dúvidas em seu melhor momento:  personificando um Tommy Wiseau que sonha com a fama, sabe que é um péssimo ator (como Sennett sabia), mas tenta tirar proveito da sua falta de talento para conquistar o mundo. A liberdade com que o ator toma posse do personagem (real), é impressionante , e ao ver o próprio em cenas reproduzidas do filme original, nos certificamos ainda mais de como ele mergulhou fundo na vida desse homem - tanto que abocanhou 1 Globo de Ouro e 1 Critics Choice por esse papel, e desconfio que a indicação ao Oscar só não veio por conta das acusações de assédio que vieram à tona dias atrás... bem, isso é outro assunto. 

O filme é na verdade uma ode ao amor pelo cinema - promove boas gargalhadas ao refazer cenas completas de "The Room" e ajuda a impulsionar o filme "homenageado" ao status de cult que acabou ganhando com o passar dos anos. Tommy Wiseau, diretor do filme citado, faz uma ponta em 'O Artista do Desastre' e, dotado de mistérios, acabou revelando recentemente seus "maiores segredos" (que são explorados com escracho no filme de Franco): nasceu na Polônia e tem 62 anos. Portanto, o seu sotaque "pesado", que ele dizia ser de Nova Orleans, é mais uma piada desse grande fanfarão.

O mais engraçado em 'O Artista do Desastre' é que todos os péssimos adjetivos que orbitam no universo da produção, como num passe de mágica se tornam um ponto à favor do filme. Talvez isso se deva àquela força de expressão que diz que 'de tão ruim, chega a ser brilhante'. 


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • James Franco

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Michael H. Weber, Scott Neustadter
Produção: Evan Goldberg, James Franco, James Weaver, Seth Rogen, Vince Jolivette
Fotografia: Brandon Trost
Trilha Sonora: Dave Porter
Estúdio: Good Universe, New Line Cinema
Montador: Stacey Schroeder
Distribuidora: Warner Bros.

ELENCO

Adam Scott, Alison Brie, Bryan Cranston, Christopher Mintz-Plasse, Dave Franco, Dylan Minnette, James Franco, Josh Hutcherson, June Diane Raphael, Kate Upton, Kristen Bell, Lizzy Caplan, Megan Mullally, Melanie Griffith, Seth Rogen, Sharon Stone, Tommy Wiseau, Zac Efron, Zoey Deutch


Nenhum comentário