Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Destino de uma Nação' | 2018

NOTA 9.0 

Por Rogério Machado



Se nada mais te interessar em filmes que narram episódios isolados sobre a Segunda Guerra Mundial,  'O Destino de Uma Nação' , que tem como foco principal as resoluções concernentes a Operação Dínamo em Dunquerque (1940), com toda certeza a exuberante batalha que Gary Oldman, (laureado no último Globo de Ouro e provável indicado ao Oscar 2018)  trava com a câmera, compensa qualquer ausência de sequências com guerra na trama. Talvez a simples presença do ator e toda euforia provocada por sua atuação , seja mesmo mais que um bom motivo para o longa ganhar a nossa atenção. 



Na história a seguir, Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha Nazista que pode significar o fim de anos de conflito. Churchill assume em meio à uma crise no parlamento, e pra piorar, no meio da guerra: A Inglaterra está abalada, Chamberlain (Ronald Pickup), então primeiro ministro, perde o apoio de grande parte do parlamento, por aparentemente ser um bom líder somente em tempos de paz. Com as forças inimigas cada vez mais fortes e avançando por toda Europa é necessário repensar o quesito 'homem forte', mas que ao mesmo tempo agrade boa parte da oposição. Churchill não era a primeira opção como conta a própria história, mas com certeza era o mais adequado. 

Joe Wright, à frente da direção,  tem no currículo os bem sucedidos 'Orgulho e Preconceito' (2005) e 'Desejo e Reparação' (2007). É dele também o mérito de fazer dessa cinebio de Churchill o que ela é : muito diferente do que imaginaríamos um filme do gênero e com importância histórica, 'O Destino de Uma Nação' nos brinda com um Churchill espirituoso, e que se divide entre o mal humorado e por vezes deliciosamente amável e engraçado. Sim, diversos momentos, você soltará gargalhados durante a sessão.

Curiosamente, há pouco tempo atrás (em julho do ano passado) pudemos conferir pelas mãos de Christopher Nolan, 'Dunkirk', que mostra os desdobramentos da Operação Dínamo, que resgatou mais de 200 mil soldados britânicos da praia de Dunquerque, enquanto eles estavam cercados pelo exército alemão de Adolf Hitler. Enquanto o longa de Nolan revela como os soldados foram resgatados, 'O Destino de Uma Nação' apresenta o lado político da criação da operação e o que Winston Churchill precisou enfrentar para que a ação de resgate fosse concretizada.

Tecnicamente, o longa de Wright também diz a que veio: com planos fechados e fotografia escura, a câmera em diversos closes capta todo tipo de expressão de Oldman, que mesmo irreconhecível debaixo de uma maquiagem impecável, transparece com precisão as pressões e emoções vividas pelo personagem. É por essas e outras que todos os prêmios serão sempre muito bem merecidos - se todo filme tem uma alma, a de 'O Destino de Uma Nação', irremediavelmente se chama Gary Odman.


Super Vale Ver !

Nota: Esta é a segunda cinebio lançada em curto espaço de tempo sobre esse episódio na vida política de Winston Churchill, a primeira, 'Chuchill' (2017), você lê aqui com crítica de Karina Massud.


DIREÇÃO

Joe Wright 

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Anthony McCarten
Produção: Anthony McCarten, Douglas Urbanski, Eric Fellner, Lisa Bruce, Tim Bevan
Fotografia: Bruno Delbonnel
Trilha Sonora: Dario Marianelli
Estúdio: Working Title Films
Montador: Valerio Bonelli
Distribuidora: Focus Features, Universal Pictures International

ELENCO

Annarie Boor, Beatrice Stein, Ben Mendelsohn, Brian Pettifer, Charley Palmer Rothwell, David Olawale Ayinde, Gary Oldman, Hannah Steele, Hilton McRae, Jeremy Child, Jordan Waller, Kristin Scott Thomas, Lily James, Liv Hansen, Nicholas Jones, Philip Martin Brown, Richard Lumsden, Ronald Pickup, Samuel West, Stephen Dillane, Tim Ingall





Nenhum comentário