Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'The Post: A Guerra Secreta' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 


Em 2016, chegava aos cinemas 'Spotlight - Segredos Revelados', cujo enfoque são os bastidores de escândalos de pedofilia envolvendo a igreja católica nos E.U.A através das cruéis revelações do jornal Boston Globe. O filme naquele ano recebeu seis indicações ao Oscar, aos quais venceu duas: Melhor Filme e Roteiro Original. Agora, em 'The Post - A Guerra Secreta', o herói da vez é o conceituado The Washington Post, jornal que, assim como o Boston Globe, trouxe segredos à tona que lideranças americanas preferiram esconder durante décadas. Nesse ponto, onde a imprensa se torna algoz dos poderosos em função dos mais fracos, os filmes têm muito em comum, muito embora 'The Post' não tenha chegado com tanta força no Oscar 2018.



No longa, Steven Spielberg dirige Meryl Streep e Tom Hanks , nesse excitante drama sobre a improvável parceria de Katharine Graham (Streep), primeira mulher editora chefe do The Washington Post, e seu dedicado editor Ben Bradlee (Hanks) enquanto eles correm para alcançar o The New York Times na cobertura de uma enorme manobra de ocultação de segredos do governo que ocorreram durante três décadas e quatro presidentes americanos. Eles têm que superar suas diferenças enquanto arriscam suas carreiras, e até sua liberdade, para revelar antigas verdades.

Se 'The Post' tem o ritmo frenético que tem, isso se deve à boa mão do mestre Spielberg que sabe dosar com destreza sequências mais densas com as mais dramáticas, e até as mais doces - já que estamos falando de uma mulher que herdou um jornal sem ter a menor noção no que aquilo daria. Mrs Streep, a deusa do cinema inteiro em gerações, encara com tamanha ousadia o desafio de interpretar Kay, que até então só tinha experiência em cuidar da casa, ser uma boa esposa e reunir os amigos para festas com uma certa frequência. Fico imaginando, pela performance única da atriz, o que aquela mente acostumada a ser levada por decisões e conselhos vindos de homens, teve que enfrentar quando chegou o momento dessa decisão importante de publicar ou não os documentos secretos que colocariam (e colocaram) o governo americano, - que em 1971 tinha Richard Nixon como presidente - ,  em descrédito diante de um país inteiro, e que à partir daquele instante, correria o risco de ter seu nome envergonhado e milhares de funcionários prejudicados se a Suprema Côrte condenasse o ato da publicação de um documento governamental ultra secreto. 

O que à princípio era a briga apenas entre o poder de um presidente e a liberdade de imprensa, tornou-se um assunto de questão nacional e popular, que levou o povo à tomar partido pela imprensa e contribuir para que a mesma continuasse com sua missão de servir aos governados, não aos governantes. (citação que inclusive fez parte do texto da sentença final de todo esse imbróglio entre verdades ditas e omitidas).

Eu poderia me estender, narrando mais sobre o conteúdo desse documento secreto, mas creio que revelar aqui, tiraria o impacto da mensagem central e do motivo primordial que fez o povo se engajar nessa luta. Mas dentre tantas lições que poderíamos tirar da trama, a maior delas é bem possível que eu possa revelar aqui: 'The Post: A Guerra Secreta', sobretudo, fala da coragem de uma mulher que não recuou quando a liberdade de imprensa clamava para existir e que a partir daquele momento não mudou só o rumo de uma nação inteira, mas o sentido de sua própria existência. 


Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO

  • Steven Spielberg

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Josh Singer, Liz Hannah
Produção: Amy Pascal, Kristie Macosko Krieger, Steven Spielberg
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Estúdio: Amblin Entertainment, DreamWorks Pictures, Participant Media, Pascal Pictures
Montador: Michael Kahn, Sarah Broshar
Distribuidora: Universal Pictures

ELENCO

Alison Brie, Austyn Johnson, Bob Odenkirk, Bradley Whitford, Brent Langdon, Bruce Greenwood, Bryan Burton, Carrie Coon, Christopher Innvar, Coral Peña, David Cross, Deborah Green, Deirdre Lovejoy, Gary Wilmes, Jennifer Dundas, Jesse Plemons, Jessie Mueller, John Rue, Justin Swain, Kelly Miller, Luke Slattery, Matthew Rhys, Meryl Streep, Michael Cyril Creighton, Michael Devine, Michael Stuhlbarg, Pat Healy, Philip Casnoff, Rick Holmes, Robert McKay, Sarah Paulson, Sasha Spielberg, Stark Sands, Tom Hanks, Tracy Letts, Will Denton, Zach Woods

Nenhum comentário