Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Visages Villages' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


'Cada rosto carrega uma história com ele...'   e é partindo desse princípio que nasceu 'Visages Villages', documentário produzido pela França e forte candidato a levar o Oscar no próximo dia quatro de março. O longa que estreou essa semana nos cinemas brasileiros, tem a nobre missão de levar cor e arte à lugares onde esses não chegariam facilmente - uma sacada formidável vinda de duas mentes de faixa etária bem distantes, mas que borbulham de ideias como se fossem uma só. 


O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, bem longe dos centros urbanos, com um caminhãozinho super charmoso que captura imagens de forma quase que mágica.

A arte inspira, revigora.. e esses lugares perdidos - como uma praia ao sul da França onde a figura de um modelo é reproduzida em um bunker fincado na areia, ou ainda em uma fábrica com grande trânsitos de funcionários - servirão de palco para a arte única desses dois magos da imagem. 

Agnès Varda é belga mas foi radicada na França, a cineasta que completa 90 anos em maio, assim como Jean Luc Godard, também foi precursora da Nouvelle Vague. Suas fotografias, filmes e instalações abordam questões referentes à realidade no documentário, ao feminismo e ao comentário social. Já o fotógrafo JR, com apenas 34 anos, que mesmo tão novo, já tem sua arte (como a que vemos no longa) espalhada por vários lugares do mundo, e quase sempre em lugares tidos como improváveis. 

'Visages, Villages' traz, pela parceria entre a Varda e JR, um estudo sobre a importância da arte como forma de eternizar. Pessoas, lugares, animais, momentos, sentimentos, não há distinção. A arte (que na obra se manifesta em forma de fotografia) é uma forma de proteger a memória de nossa civilização. Funcionando como uma carta de amor (e agradecimento) à arte, o documentário mostra que há beleza no trivial, bem como nos mostra, com didatismo que impressiona pela sutileza – a intenção dos artistas com seu projeto nunca é verbalizada diretamente, apenas exposta por meio do trabalho da dupla -, que a arte é o mais próximo que a humanidade poderá chegar de uma ferramenta que eternize nossa efêmera existência pelo mundo. 


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Agnes Varda, Jr

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Agnes Varda, Jr
Produção: Rosalie Varda
Fotografia: Claire Duguet, Julia Fabry, Nicolas Guicheteau, Raphaël Minnesota, Roberto De Angelis, Romain Le Bonniec, Valentin Vignet
Trilha Sonora: Matthieu Chedid
Estúdio: Arches Films, arte France Cinéma, Ciné Tamaris, Rouge International, Social Animals
Montador: Agnes Varda, Maxime Pozzi-Garcia
Distribuidora: Fênix Filmes

ELENCO

Agnes Varda, Amaury Bossy, Claude Ferchal, Clemens Van Dungern, Daniel Vos, Jean-Luc Godard, Jean-Paul Beaujon, Jeannine Carpentier, Jr, Laurent Levesque, Marie Douvet, Morgane Riou, Nathalie Maurouard, Nathalie Schleehauf, Patricia Mercier, Pony-Soleil-Air-Sauvage-Nature, Sophie Riou, Vincent Gils, Yves Boulen

Nenhum comentário