Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Grande Jogada' | 2018

NOTA 8.5

Por Thayná Prado @cinemanoporão


'Eu estava cansada da ganância que construí com os degenerados..' 

A frase dita por Molly Bloom à certa altura do longa que chegou essa semana aos cinemas, chama a atenção em um texto engenhoso, e não seria pra menos: a ganância é que regeu a vida da única mulher no mundo a ter conquistado muito dinheiro com o jogo ilícito. Uma menina que não se conformava com a derrota no esporte e agarrou a primeira oportunidade para dar um guinada de 360º na auto estima, independente dos meios e da 'modalidade' envolvida.

A cargo da produção em questão, Aaron Sorkin, um renomado roteirista responsável por célebres filmes como 'A Rede Social' (2010), 'O Homem que Mudou o Jogo' (2011) e 'Steve Jobs' (2015). 'A Grande Jogada' é a sua primeira produção atuando também como diretor. A trama é baseada no livro "Memórias de Molly Bloom", que conta a trajetória da ex-atleta de esqui, Molly (Jessica Chastain) que após uma fatalidade, perde a chance de participar dos Jogos Olímpicos e por conta desse grave acidente, decide dar uma pausa na carreira. Se muda para Los Angeles e começa a trabalhar como garçonete, porém, ela acaba se deparando com um mundo cheio de tentações, o da jogatina, e Molly como mulher muito forte e inteligente que é, vê ali uma oportunidade para obter grana de um jeito muito fácil - ela relata os bastidores dos jogos de pôquer que eram organizados para estrelas de Hollywood, até começar a ser investigada pelo FBI pela organização das mesas de jogos e envolvimento com a máfia russa. 



A personagem tem um único objetivo em todo esse jogo, não é atoa que ganhou o título de "Princesa do Pôquer“, e começa a arquitetar uma estratégia para conseguir o que quer. Molly é muito sensual e sagaz, Sorkin, conseguiu trabalhar bem a personagem, que mesmo estando em uma passarela de vitórias e possíveis ruínas, é emponderada e não desiste fácil do que quer, nem demonstra seus medos e inseguranças com facilidade. Jessica Chastain brilha aqui, não haveria ninguém melhor para interpretar esse papel, o mérito da empreitada com toda certeza é dela, que mostra porque é a protagonista da trama. Chastain, com sua performance, traduz com clareza quem foi essa mulher chamada Molly Bloom.

Os diálogos são destrinchados de maneira ágil, de forma extensa e inteligente, que causam o efeito de estar preso à trama. Sorkin dirige as cenas de maneira bem dinâmica, que felizmente resulta num longa nada cansativo. O ritmo é outro bom atrativo, e em diversos momentos, há uma nova cartada jogada pela personagem:  destaco, logo no início do longa, o trecho onde Molly precisa ir até Charlie Jaffey (Idris Elba) que interpreta o advogado que irá defendê-la - entre os dois estão alguns dos melhores diálogos do filme. Sem falar nas referências que o diretor traz de outros filmes que foram escritos por ele, fazendo com o que os fãs de sua porção roteirista, no mínimo, se envolvam numa boa experiência. 

O que me incomodou foi o terceiro ato que prometeu demais em situações que nada entregou, não trabalhou direito alguns arcos que poderiam ter sido bem desenvolvidos para finalizar o filme com chave de ouro. 'A Grande Jogada' é um filme com uma trama envolvente, uma personagem muito forte e algumas reviravoltas que dão bom ritmo à produção. Uma jornada contada com uma leve pitada de sarcasmo e humor, mostrando que o mundo funciona como uma montanha russa, e que excessos e obsessão podem se tornar fatais. 


Vale Ver ! 

* com colaboração de Rogério Machado


DIREÇÃO

  • Aaron Sorkin

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Aaron Sorkin
Produção: Amy Pascal, Mark Gordon, Matt Jackson
Fotografia: Charlotte Bruus Christensen
Trilha Sonora: Daniel Pemberton
Estúdio: Entertainment One, Pascal Pictures, The Mark Gordon Company
Montador: Alan Baumgarten, Elliot Graham, Josh Schaeffer
Distribuidora: Diamond Films

ELENCO

Angela Gots, Bill Camp, Bo Martyn, Brian d'Arcy James, Chris O'Dowd, Claire Rankin, Graham Greene, Idris Elba, J.C. MacKenzie, Jeremy Strong, Jessica Chastain, Joe Keery, Jon Bass, Kevin Costner, Madison McKinley, Michael Cera, Michael Kostroff, Natalie Krill, Rachel Skarsten, Samantha Isler

Nenhum comentário