Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Projeto Flórida' | 2018

NOTA 9.5

Por Rogério Machado


Não é de hoje que uma produção ou outra nos mostra a desconstrução do sonho americano. Não raramente, essas obras, não somente revelam que existem dois lados da moeda dentro do 'American Dream' como também atenuam as mazelas do day by day com algum lirismo, até  pela maneira como o próprio americano se vê. Algumas vezes acertam , outras nem tanto, mas em 'Projeto Flórida, que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Willem Dafoe, está na seleta lista dos bons exemplos. Porém, o longa do diretor Sean Baker,  vai muito além do traçado político e expõe universos particulares de uma maneira delicada e intensa ao mesmo tempo. 



Na história conheceremos a tresloucada Halley (Bria Vinaeite) e sua filha sapeca Moonee (Brooklynn Prince) de seis anos. Elas vivem em um motel barato à beira de uma rodovia na cidade de Orlando. Enquanto a mãe vive entre um trabalho mal pago e uma vida caótica, Moonee e suas amigas do motel ao lado passam os dias explorando prédios abandonados, tomando sorvete  e pregando peças nos funcionários do motel – tendo como alvo especial o sempre paciente e cuidadoso gerente do local, Bobby (Dafoe).

Sean Baker (que revolucionou em 'Tangerine' -2016, rodando um filme inteiro num IPhone), tem mesmo um olhar clínico para cotidianos, ele consegue extrair leveza e beleza dentro de realidades cruas e cruéis, como bem percebemos nesse motel onde transitam pessoas de todos os tipos, mas todas tendo a falta de oportunidades sempre por perto: Halley tem uma vida desregrada, é ex presidiária, faz bicos pra sobreviver e vive da ajuda de alguns poucos amigos próximos, sua amiga Ashley trabalha numa lanchonete como garçonete e também luta para criar seu filho, já Glória, é uma senhora aposentada e tem como passatempo preferido fazer topless na piscina do condomínio, atividade vetada pelas regras do local.  Essa realidade cinzenta  se contrasta com o belo pôr do sol na Flórida (aquele amarelado super bonito, sempre bem explorado pela fotografia) e com a vizinha do local, a Disney - onde os ares de sonho e fantasia não avançam através dos 'muros de Walt' - o nome do filme inclusive vem daí: Quando Walt Disney ainda estava planejando a construção da Disney World, ele se referia ao empreendimento como “The Florida Project.”

Mesmo vivendo numa família e num meio disfuncional , a pequena Moonee (abro literalmente um parêntese para a carismática Prince, que leva bem o posto de protagonista e dá um show de naturalidade em sua interpretação) mesmo tendo um mundo de sonhos batendo à sua porta, conserva o hábito das brincadeiras de rua com os dois melhores amigos, de onde Baker extrai belos momentos lúdicos. 'Projeto Flórida' nos diz sobre vidas adultas despedaçadas e infâncias perdidas, onde nenhuma das partes envolvidas parecem se dar conta disso, e vivem como se tudo em volta estivesse na mais perfeita paz e harmonia - assim como num mundo de sonhos e fantasia, normal, já que a Disney é logo ali. 


Super Vale Ver !


DIREÇÃO

  • Sean Baker

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Chris Bergoch, Sean Baker
Produção: Alex Saks, Andrew Duncan, Chris Bergoch, Francesca Silvestri, Kevin Chinoy, Sean Baker, Shih-Ching Tsou
Fotografia: Alexis Zabé
Trilha Sonora: Lorne Balfe
Estúdio: Cre Film, Freestyle Picture Company, June Pictures, Sweet Tomato Films
Montador: Sean Baker
Distribuidora: Diamond Films

ELENCO

Aiden Malik, Andrew Romano, Angel Garcia, Bria Vinaite, Bronwyn Valley, Brooklynn Prince, Caleb Landry Jones, Carl Bradfield, Carolina Grabova, Christopher Rivera, Edward Pagan, Ginger Cook, Giovanni Rodriguez, Jasineia Ramos, Jim R. Coleman, John Sutton, Joop Katana, Josie Olivo, Karren Karagulian, Kelly Fitzgerald, Krystal Nicole Watts, Latanya Ortiz, Marisol Rivera, Mela Murder, Patti Wiley, Rosa Medina Perez, Sabina Friedman-Seitz, Sandy Kane, Shih-Ching Tsou, Sonya McCarter, Terry Allen Jones, Troy Kohlmaier, Valeria Cotto, Willem Dafoe



Nenhum comentário