Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Sem Amor' | 2018

NOTA 9.0


Por Rogério Machado


'Sem Amor' ('Loveless', no original) foi destaque no Festival de Cannes e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no fim do ano passado, além de ser um dos finalistas na briga pelo Oscar de Filme Estrangeiro em março.  O longa que representa a Rússia na premiação,  tem o roteiro escrito pela dupla Oleg Negin e Andrey Zvyagintsev, que já haviam sido indicados ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2015 pelo excepcional 'Leviatã', que mexeu com o brio do país e foi ignorado por lá ao tocar em feridas as quais eles negam que existam. Desta vez, a dupla volta a fazer isso, mas acredito que de uma forma ainda mais aterradora.


No longa conheceremos o casal Boris (Alexey Rozin) e Zhenya (Maryana Spivak), que estão se divorciando e vivem de trocar ofensas e farpas. Depois de anos juntos, os dois se preparam para suas novas vidas: ele com sua nova namorada, que está grávida, e ela com seu parceiro rico e elegante. Com tantas preocupações eles acabam não dando atenção ao filho de 12 anos, Alyosha (Matvey Novikov), que acaba desaparecendo misteriosamente.

Ao ver a distância e frieza em relação ao filho, num relacionamento onde cada um só olhava para o próprio umbigo, me veio à memória uma passagem bíblica escrita em Mateus 24:12 que diz : '...E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriará...'  O versículo cai como uma luva nesse mundo moderno, onde ninguém tem tempo pra nada, onde os interesses giram muito mais em torno do ter do que do ser.... de ser esteio, de doar atenção pra quem é carente de atenção, ou ainda que não seja. É nítida a inversão de valores revelada numa Rússia fria, seja no sentido alegórico ou literal.


Impressiona, mesmo no meio de tanta neve, o congelar das emoções do casal protagonista, a total ausência de sentimento e acolhimento mesmo em meio à um momento muito difícil. Nem a iminência de uma tragédia ainda maior faz o casal se reaproximar , ainda que pelo simples fato de um dar força ao outro. Mesmo assim, cada um busca do seu jeito, se livrar da responsabilidade para com o episódio. 


Zvyagintsev não pretende dar respostas, muito pelo contrário, ele deixa perguntas no ar para que o espectador as responda, ou no mínimo as imagine - o desfecho deixa claro o que ele pretende com sua história.  Alyosha desapareceu sem deixar vestígios, mas o amor já havia feito isso muito antes, e assim como o menino, sem deixar que ninguém percebesse. 



Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO

  • Andrey Zvyagintsev

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Andrey Zvyagintsev, Oleg Negin
Produção: Gleb Fetisov, Sergey Melkumov
Fotografia: Mikhail Krichman
Trilha Sonora: Evgueni Galperine, Sacha Galperine
Estúdio: Fetisoff Illusion, Les Films du Fleuve, Non-Stop Productions, Senator Film Produktion, Why Not Productions
Montador: Anna Mass
Distribuidora: Sony Pictures

ELENCO

Aleksandr Sergeev, Aleksey Fateev, Aleksey Rozin, Anastasiya Stezhko, Andris Keiss, Anna Gulyarenko, Daria Pisareva, Evgeniy Venediktov, Evgeniya Dmitrieva, Irina Vilkova, Kristina Isaykina, Lyubov Sokolinskaya, Maksim Stoyanov, Maryana Spivak, Matvey Novikov, Natali Starynkevich, Natalya Vinokurova, Polina Aug, Sergey Badichkin, Sergey Borisov, Tatyana Khramova, Tatyana Ryabokon, Varvara Shmykova, Vladimir Vdovichenkov, Yanina Hope, Yuriy Kasmynin, Yuriy Mirontsev

Nenhum comentário