Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'The Breadwinner' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado



Sem Previsão de estrear no Brasil, 'The Breadwinner' ('O Ganha Pão', em tradução literal) é baseado na obra homônima de Deborah Ellis e aparece entre os indicados ao Oscar de Melhor Animação em 2018, o que pra nós pode ser considerado uma dádiva, visto que produções do tipo tendem a cair no anonimato não fossem os holofotes de uma premiação de tamanha importância para o cinema. 

A proposta me lembrou muito a delicadeza do também indicado ao Oscar, 'A Tartaruga Vermelha' (2017), que se enquadra no mesmo caso: a repercussão não seria tão grande sem a 'propaganda' do Oscar. 



Nessa comovente história, conheceremos a jovem Parvana (voz de Saara Chaudry), que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta por conta de uma discussão boba no meio da rua, ela então precisa se disfarçar como um menino para transitar pela cidade para buscar água ou mesmo trabalhar, para assim garantir o sustento de sua família. Mas Parvana parece não se satisfazer só em ser o esteio naquele momento difícil num país massacrado pela guerra, ela também quer reencontrar seu pai, mesmo que isso lhe custasse arriscar a própria vida. 

Muito embora estejamos falando de uma animação, a produção que é uma parceria entre EUA, Canadá, Irlanda, Luxemburgo e Egito não é exatamente para crianças: a história é centrada na 'selvageria cultural' daquele lugar, que são as diferenças entre os sexos, onde as mulheres são sujeitas Ã  todo tipo de humilhação e condições intoleráveis. Além de, claro, a violência num país que vive dia a dia a guerra. Mas nem tudo é tristeza e deserto em 'The Breadwinner', o olhar carinhoso da diretora Nora Twomey se revela numa história  lúdica que se interpõe à trama através do sonho de um menino que enfrenta feras terríveis para devolver o alimento roubado de uma aldeia.

A história desse sonho nos diz sobre a coragem de um pequenino em meio à gigantes - e o sonho se confunde com a realidade de Parvana e sua família que também precisa encarar a muralha cultural e a violência que se abate sobre seu país-  tudo enfrentado com amor e pelo amor presente no seio dessa família. Através do exemplo da família de Parvana, a mensagem que fica é que mesmo em meio à tanta dor e intolerância, existem inocentes que amam e que não se misturam com a nuvem negra que paira sobre a nação. A mensagem se faz latente ainda mais na fala em off da protagonista que diz: 'Somos uma terra cujo povo é o maior tesouro, estamos próximos de impérios em guerra(...) Eleve suas palavras, não a sua voz... Ã© a chuva que faz as flores crescerem, não o trovão.'   'The Breadwinner' é protesto em forma de poesia.


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Nora Twomey

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Anita Doron, Deborah Ellis
Produção:  Anthony Leo, Tomm Moore,Andrew Rosen,Paul Young
Trilha Sonora: Jeff Danna, Mychael Danna
Montador: Darragh Byrne


ELENCO


Saara Chaudry,Noorin Gulamgaus,Laara Sadiq, Ali Badshah, Shaista Latif,Kanza Feris,Kawa Ada, Kane Mahon,Ali Kazmi,Mran Volkhard





Nenhum comentário