Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Homem que Inventou o Natal' | 2017

NOTA 8.0

Por Rogério Machado



'Oliver Twist', 'David Copperfield' , 'Grandes Esperanças', e 'Um Conto de Natal'. Esses são apenas os exemplares mais conhecidos da extensa obra literária do escritor inglês Charles Dickens. O filme em questão, 'O Homem que Inventou o Natal , retrata o momento da criação do livro 'Um Conto de Natal', onde nasceu um de seus personagens mais icônicos: o velho Scrooge, um homem de negócios ranzinza e solitário que até hoje é replicado em fantasias de Halloween. O autor considerado o romancista mais popular da era vitoriana tinha o poder de fazer a fantasia se misturar à realidade, e esse atributo é amplamente explorado no filme dirigido por Bharat Nalluri ('O Corvo: Salvação' -2005).



Baseado no livro de Les Standiford, o longa acompanha o romancista em momento de bloqueio criativo, durante seis semanas em 1843, quando acabou criando “A Christmas Carol” (Um Conto de Natal), aquela famosa história sobre um homem avarento que recebe a visita de três espíritos do Natal. O longa aponta como Dickens misturou experiências da vida real com sua grande imaginação para mudar o natal para sempre.

'Não devemos perturbar o poeta quando o frenesi divino está sobre ele'...
A frase dita dentro do texto do grande Jonathan Price, que vive magistralmente o pai do autor, reflete bem o espírito  do protagonista, que vivia entre seus personagens como se eles estivessem na sala de sua casa. Esse clima dos livros é trazido para dentro da cinebio de forma inteligente e até bem humorada, nuance notada nas reações de Dickens (Dan Stevens, que recentemente emprestou seu corpo para a Fera de 'A Bela e a Fera'- 2017) a cada vez que era interrompido. O tom cômico colabora, e muito, para o bom ritmo e o desenho da produção. 

Por fim, 'O Homem que Inventou o Natal', se destaca mesmo pelas performances. Além dos nomes já citados, vale também ressaltar a presença do mestre Christopher Plummer em mais uma brilhante atuação vivendo Scrooge. Na pele do grande antagonista da história, ele dá seu show com a tranquilidade que só um veterano como ele poderia fazer. O filme não passou pelos cinemas brasileiros, mas já se encontra nas plataformas, ou mesmo pra download. 


Vale Ver ! 



DIREÇÃO

  • Bharat Nalluri

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro:  Susan Coyne, Les Standiford
Produção:   Niv Fichman, Vadim Jean, Robert Mickelson, Susan Mullen, Ian Sharples
Trilha Sonora:  Mychael Danna
Fotografia: Ben Smithard
Montador: Stephen O'Connell,Jamie Pearson


ELENCO



Dan Stevens,  Christopher Plummer, Mark Schrier, Patrick Joseph Byrnes, Miriam Margolyes, Morfydd Clark, Justin Edwards, Cosimo Fusco, Jasper Hughes Cotter, James Heffernan, Aleah Lennon, Ella Mai Delaney, Donna Marie Sludd, David McSavage, Ian McNeice, Miles Jupp,Pat Mooney, Anna Murphy,  Jonathan Pryce, Ely Solan, Ger Ryan

Nenhum comentário