Adsense Cabeçalho

Especial : Vingadores: Gerra Infinita - O Que o Dr Estranho Fez, Afinal?

Teorizando sobre 'Vingadores: Guerra Infinita'

Por Vinícius Martins @cinemarcante 



Agora que ‘Vingadores: Guerra Infinita’ não é mais uma novidade para a maioria das pessoas, vamos debater aqui o polêmico desfecho desse que já é um dos maiores filmes da Marvel Studios. Obviamente, o artigo de hoje está recheado de spoilers; então, caso você ainda não tenha ido assistir ao filme, corra para o cinema mais próximo, confira a superprodução bilionária protagonizada pelo grupo dividido de heróis e depois volte aqui pra ler.


Vamos, primeiramente, tentar entender a razão de o Doutor Estranho não ter simplesmente entregue a Joia do Tempo a Thanos logo de cara e evitado o combate em Titan, já que no fim das contas ele a conseguiria de qualquer jeito. Quando saí do cinema, na sessão de pré-estreia, fui questionado justamente quanto a isso. Então, em uma explicação rápida, usei a seguinte ilustração:

Imagine-se diante de uma enorme vidraça, como a fachada de um prédio bonito. Em sua mão você tem uma pedra com tamanho e peso suficientes para causar um estrago na superfície lisa do vidro. Você fecha os olhos e conta até três, e arremessa a pedra contra a parede transparente. No segundo seguinte, abre-se nela um enorme buraco, duas vezes maior do que o tamanho da pedra, a aproximadamente dois metros de altura em relação ao piso. Se você tivesse contado até cinco e não até três, a chance de atingir outro ponto do vidro ao invés daquele que agora está avariado seria infinitamente maior do que a de repetir o mesmo golpe, acertando exatamente o mesmo ponto na grande vidraça e deixando nela o rombo que ficou devido à sua ação de jogar a tal pedra.


Parece fácil fazer diferente com o acréscimo na contagem, não é mesmo? Pois vamos ilustrar o mesmo cenário novamente, para que a sua percepção quanto as variantes é ainda maior.

Agora você está novamente diante da vidraça no mesmo ponto onde estava na simulação anterior, com a mesma pedra em sua mão e sem nenhum trincado ou buraco no vidro. Se você fechar os olhos e contar até três novamente e arremessar a pedra contra o vidro, será surpreendido por um buraco com o diâmetro exato da pedra que foi jogada, a um metro e setenta e quatro de altura em relação ao piso, aproximadamente sessenta centímetros para a direita em relação ao buraco feito na outra simulação.

Tendo essa ilustração como base, vamos tratar cada simulação como uma realidade. Stephen Strange viu cada uma dessas possíveis realidades, e as variantes, conforme informado no filme, passam de quatro milhões. Assim sendo, ele observou uma combinação de atos na “quebra de um ponto da vidraça” que causaria os menores danos em relação às outras, optando por aquela que seria, possivelmente, reparável. O que ele fez foi, basicamente, escolher a variante onde o estalar de dedos de Thanos (que aniquila aleatoriamente metade de toda a vida do universo) mantivesse vivos os heróis mais capacitados a reverter o quadro, a derrotar Thanos em uma batalha futura ou a encontrar uma maneira de voltar no tempo através de outro meio e impedir que a crise alcançasse tal ponto, ou ao menos avisar antecipadamente os vitimados quanto ao vilão louco que enfrentariam seis anos depois da épica batalha de Nova York.


Analisando o filme e a trama com mais calma, me fica explicito que havia sim outro caminho. Sem querer tirar a magia da coisa ou estragar o encantamento do peso dos acontecimentos derradeiros do final do filme, tudo aquilo poderia ser evitado se o Doutor Estranho tivesse congelado o tempo ou criado um loop infinito, como mostrou em seu filme solo ter a habilidade para fazer, já que ainda estava de porte do Olho de Agamotto. Parando o tempo, Strange teria “todo o tempo” que quisesse para tirar a manopla da mão esquerda de Thanos sem ter que se preocupar com o acesso de raiva de Peter Quill por causa do sacrifício de Gamora feito por Thanos para conseguir a joia da Alma. Ou poderia simplesmente ter congelado o tempo e decepado de uma vez o braço do Titan Louco, ou ainda quem sabe criado um loop infinito onde os heróis lutariam até conseguir tirar a p*##@ da manopla do braço do gigante roxo (confesso que essa última opção poderia resultar em algo ruim, já que Thanos já tinha as joias da Realidade, da Alma, do Espaço e do Poder).

De qualquer forma, é indiscutível que o doutor Stephen Strange assistiu a eventos que vão além do seu tempo (além de sua morte, no caso) e só serão mostrados no vindouro Vingadores 4. Ainda iremos debater quanto aos acontecimentos de ‘Guerra Infinita’, e com a aproximação da estreia de ‘Homem-Formiga e a Vespa’, arriscaremos algumas possibilidades quanto ao desfecho dessa etapa importantíssima tanto no universo nerd quanto no cinema mundial.

Até a próxima! 



'Papo de Cinemateca - Muito Cinema Pra Todo Mundo' 

Nenhum comentário